terça-feira, 21 de julho de 2009

ACIDENTE FATAL


Roberto Rillo Bíscaro

Esperava bastante coisa duma comédia espanhola de humor negro lançada ano passado, chamada Que Parezca un Accidente. Trata-se da história duma sogra acometida por enxaquecas toda vez que vê o genro e interpreta isso como sinal de que o moço tem uma amante. O mesmo ocorrera com o marido da senhora e ela acredita que o fenômeno esteja se repetindo com relação à sua filha. A fim de resolver o problema contrata um matador de alguuel pra apagar o genro. Gosto de humor-negro e o tema prometia.
Esperava ainda mais porque o elenco é encabeçado pela espanhola Carmem Maura e pelo argentino - acho que naturalizado espanhol agora - Federico Luppi. Perdi as contas dos filmes que vi estrelados por Luppi. Tenho mais de uma dezena, inclusve. Dentre eles, um road movie/thriller chamado Lisboa (1999), onde Luppi e Maura atuam juntos.
Sendo assim, tinha tudo pra me conquistar, mas... Mas, Que Parezca un Accidente é indubitavelmente um dos piores filmes que vi este ano! Os diálogos são de um sem-gracismo inacreditável, o roteirista simplesmente não sabia o que contar e então a trama se perde em um monte de bobagens absolutamente sem graça. Tão ruím é o roteiro que coloca Luppi e Maura juntos em cena apenas um par de vezes. Mas era precisamente da química entre os dois que o filme teria tudo pra decolar!
As situações clichês, parte do elenco medíocre, enfim, o filme não parece um desastre, È um!!!
El Luppi e La Maura devem estar juntando trocados pra uma velhice mais abundante, só iso explica terem escolhido se envolver num projeto tão insosso, insípido e inodoro. O final é uma das coisas mais absolutamente bobas que já vi; tava na cara que o roteirista nao tinha ideia alguma do que estava fazendo, de que criatividade ali era artigo raro, muito raro mesmo. E as personagens? As personagens do Chavez e do Chapolim sao muito mais bem explicadas e construídas do que essas, cruzes!
Enfim, de 0 a 10, dou 0,5 e isso apenas porque o Luppi dá uma tremenda bolacha bem no meio da fuça da Carmem Maura. Acreditem, aquela personagem realmente merecia a porrada!

Nenhum comentário:

Postar um comentário