segunda-feira, 20 de julho de 2009

"ONDE CANTA O SABIÁ"... SEMI-ALBINO


Dalgas fotografa sábiá-laranjeira semi-albino
Estranho no ninho é fotografado pela primeira vez no Brasil pelo famoso ornitólogo John Dalgas Frisch. Por ser diferente dos demais exemplares da espécie, quase não procria. Para Dalgas, o nascimento de um sabiá-laranjeira semi-albino é um presente de Natal para São Paulo.


Um sábiá-laranjeira semi-albino foi fotografado, há cerca de três semanas, no Parque Alfredo Volpi (próximo ao Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo), pelas lentes do ornitólogo John Dalgas Frisch, considerado um dos maiores especialistas em aves do mundo. Dalgas explica que pode acontecer de nascer sabiás albinos na natureza, mas semi-albinos é algo extremamente raro. "É uma ave muito rara de se ver. Devido ao albinismo, ela costuma sair no começo da manhã e no final da tarde para se alimentar. Assim a luz do sol não agride seus olhos, extremamente sensíveis à luz."
Para conseguir o feito, o ornitólogo teve que cervar o pássaro por alguns dias. "Eu colocava mamão próximo do local onde eu o havia visto. Assim, consegui fazer com que ele se acostumasse a ir comer no local e assim, posicionar a câmera para fotografá-lo." Além da fruta, Dalgas também colocava minhocas para o pássaro. "Minhoca é filé mignon de sabiá e eles não resistem."
Por uma semana, durante uma hora e meia, o ornitólogo registrou imagens do local onde o pássaro estava. "Devido às penas brancas ele fica muito visível e suscetível à predadores." Os olhos vermelhos, traço peculiar do albinismo, não faz parte do semi-albino. "Esse possui a íris marrom, o que lhe permite sair com a luz do sol. O pássaro, segundo o ornitólogo, está com três meses de vida, e a possibilidade de se reproduzir é muito pequena. "Os outros sabiás o consideram diferente e as fêmeas não permitem o acasalamento. A não ser que haja outro semi-albino na mesma região."
Presente de Natal - Para Dalgas, o nascimento de um sabiá-laranjeira semi-albino é um presente de Natal para São Paulo. "Uma raridade dessa não se vê sempre", conta sorrindo. Ele recorda que até o início da década de 40, cerca de 200 espécies de aves podiam ser vistas na Grande São Paulo. "Por causa da urbanização o número caiu para apenas 10." Mas ele, junto com de amigos radialistas, fez uma campanha nos rádios para que a população cultivasasse diversas árvores frutíferas nos quintais. Isso fez com que muitas espécies voltassem a habitar a capital paulista. "Hoje, São Paulo possui cerca de cem espécies de pássaros."
Longevidade - Um sabiá vive, geralmente, 15 anos. Mas isso vai depender muito dos predadores. Em uma das fotos, por exemplo, as lentes da câmera registrou a presença de um gato. "Ele deve ter percebido a presença maior de aves, já que quando coloquei mamão e minhoca, outros pássaros também vieram se alimentar."

Mas não só gatos oferecem riscos ao sabiá. "Devido ao seu belo canto, muita gente captura a ave e a coloca em gaiola. Por isso, tenho que ficar de olho para garantir que o sabiá semi-albino não corra riscos não só com predadores de quatro patas, mas também de duas", comenta o ornitólogo, feliz por mais uma descoberta, entre tantas que já fez pelo mundo afora.
TERESA ORRÚ
Esta notícia foi atualizada em 27/12/2008 às 19:38

(Encontrado em http://www.portaljj.com.br/interna.asp?Int_IDSecao=47&Int_ID=67479)

2 comentários:

  1. Não acho que só a raridade do pássaro seja notória. O que mais me impressiona é que, no mundo ultraurbanizado e agitado em que vivemos, ainda existam pessoas capazes de se admirar geinuinamente com a natureza, estudá-la liricamente, registrá-la e divulgá-la.
    Extremamente interessante a notícia. Nunca é perda de tempo se encantar com o singelo e se espantar com uma raridade que à maioria soaria irrelevante.

    http://paginazinhas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Encontrei uma SABIA LARANJEIRA TOTALMENTE ALBINA no PARQUE TRIANON MASP sendo alimentado por TAXISTAS que faz ponto na ALAMEDA CASA BRANCA com ALAMEDA SANTOS mas precisamente em frente ao BANCO SOFISA uma ave belíssima, quem sabe esta ave que eu vi não seja o PAR desta SEMI ALBINA....

    ResponderExcluir