segunda-feira, 13 de julho de 2009

CINE MINEIRO

Vivo escrevendo que adoro sair do circuíto de filmes anglo-saxãos. Os leitores de mais longa data podem se lembrar que já comentei filmes sérvios, chilenos, argentinos, colombianos. Com relação a cine brasileiro também aprecio olhar o que acontece fora do eixo Rio-Sampa. Aliás, esses olhares para lugares e coisas não tão centrais, digamos, precisava ser muito ponderado pelas ditas minorias, que deveriam tentar olhar mais pro "periférico" porque se não o fizerem, correm o risco de reproduzir o mesmo processo de ocultamento pelo qual passam.

Ontem à noite, vi uma película nacional produzida e filmada em Minas Gerais, mais especificamente Belô. 5 Frações de uma Quase História (2007) foi composto a 6 mãos e, cada fração que compõe a quase história foi dirigda por um diretor. São 5 histórias basicamente sobre solidão urbana, que apresentam interconexões bastante espertamente armadas pelo roteiro. Um fotógrafo obcecado por pés femininos, um homem que se imagina em situações que vê na televisão, um funcionário público que recebe uma proposta de um juiz corrupto, um trabalhador com o casamento em crise e uma secretária que sonha em se casar: são essas as frações que compõem a quase história. Nem todas as frações são interessantes e por vezes senti que a vontade de mostrar eficiência na parte técnica de filmagem, enquadramento, corte, acabou prevalecendo sobre a trama, proporcionando momentos que me fizeram ir ao banheiro sem dar pause no filme.

Infelizmente a história mais divertida e bem sacada é a última. A secretária aparentemente indefesa que quer casar a todo custo é saborosa história, divertida, criativa e com atuações divertidas de Cynthia Falabella e Murilo Grossi ("você é modelo, gatinha", cara que xaveco mais furado! Adorei!)

Outra história de que gostei foi a do juiz que oferece a liberdade econômica a um pobre funcionario público. A pergunta basicamente é: você toparia ficar preso por 5 anos para depois ganhar 3 milhões de reais, e, assim, ganhar liberdade econômica? Gostei do desfecho.

Com roteiro bem costurado e boas atuações, 5 Frações de uma Quase História é cine de gente que promete.

Nenhum comentário:

Postar um comentário