quarta-feira, 22 de julho de 2009

REBEQUISMO MENTAL

Nas últimas semanas os leitores do blog tem assistido a uma penetração crescente na mídia da questão do albinismo. Não vou negar que fico deveras lisonjeado de ser um dos agentes a chamar atenção pra essa questão. Tenho certeza de que vem mais coisa pela frente, fiquem ligados aqui, sempre.

Até porque o caminho pra visibilidade e representação positiva de nós albinos mal começou. Começou bem, mas mal começou. ainda tem muita subida pela frente. Muita pedra no caminho, como diria a gracinha do Drummond. O preconceito ainda está todo a ser deslindado. Ontem mesmo aprendi sobre um novo filme de terror que tem “albino” no título (falarei dele noutra ocasião).

Ainda existem aquelas associações do termo albinismo com coisas negativas, doentias, como o tal do “albinismo mental”. Lembram-se de que publiquei aqui há algumas semanas um texto dum blog que usava essa expressão? Pois é, há poucos dias, achei outro. Vejam só o texto escrito pela blogueira Rebeca Pinheiro:

Albinismo Mental.
Se uma pancada na cabeça tivesse o mesmo resultado como nas novelas e me desse a chance de perder uma memória ruim, umazinha que seja, eu não teria como escolher. Tenho uma sorte enorme de ter memória fraca para coisas, principalmente as ruins, o tempo se passa e tudo de ruim que aconteceu é apagado da minha memória e fica tudo pra trás. Bem, acho que não é tão bom assim, na verdade, é horrivel, assim só aumenta a chance de tudo se repetir. Piores memórias que tenho são as que eu fiz pessoas que amo chorarem. Até apagaria todo esse sofrimento, mas só se isso fosse apagado da memória das pessoas que eu amo também. Algumas memórias ficaram pra trás, mas nunca tão longe, continuam me acompanhando.
http://youlove-youlearn.blogspot.com/2009/07/albinismo-mental.html

Ou seja, de novo a ligação de falta de memória, de deficiência cognitiva com o albinismo. Engraçado é que eu, albino, não apelido de “rebequismo mental” meus momentos de escrever textos tolos e infantilóides. Mas, acho que deveria começar a fazê-lo, sabiam? Quem sabe dessa maneira os usuários dessas expressões preconceituosas não cairiam em si e escolheriam termos que não atingissem ninguém.

Em tempo, escrevi pra blogueira argumentando que achava o título do post deselegante. Mantive o tom educado e civilizado que vocês bem conhecem. Não obtive resposta. Vai ver que o rebequismo mental da autora não a deixa ler emails...

2 comentários:

  1. Olá Roberto, sou albina e como tal amo saber mais sobre nós e amo esse blog, ao ponto de divulgar na "minha comunidade" ALBINOS(AS) DO NOSSO NORDESTE.
    Parabéns, você é muito especial!
    Grata: Solange!

    ResponderExcluir
  2. OI Sol,eu faço parte de sua comunidade no Orkut e agradeço pela divulgação de meu trabalho lá. Só nao apareço no Orkut com frequencia porque o trabalho aqui está muito intenso, acredite.
    Espero que continue visitando o blog e sinta-se à vontade pra enviar críticas, sugestões, suas proprias experiencias etc.

    ResponderExcluir