quarta-feira, 15 de julho de 2009

ALBINO INCOERENTE NA UNIFOLHA

Ontem pela manhã, a repórter Bruna Nasser me contatou por email para uma entrevista para o jornal UNIFOLHA, que funciona como laboratório para os estudantes de jornalismo da Uniderp, em Campo Grande (MS). Agora há pouco, ela me escreveu dizendo que a matéria sobre o blog e o canal do you Tube não apenas estava pronta, mas também é matéria de capa:


Em matéria longa e detalhada, a repórter presta mais um valioso auxílio na difusão de nossa causa. Muito obrigado à equipe jovem e bonita (vejam as fotos deles na seção Expediente, no site) da UNIFOLHA, pela oportunidade e, em especial à Bruna Nasser pelo excelente texto.
Especial
Blog pretende ampliar conhecimento sobre albinismo
A iniciativa veio de um professor de inglês e literatura que vendo a falta de divulgação da mídia, resolve montar seu blog para unir as pessoas albinas e diminuir o preconceito
quarta-feira, 15 de julho de 2009 10:23:07
BRUNA NASSER

O albinismo, como muitos se equivocam, não é considerada uma doença e, sim, uma condição genética onde existe um defeito na produção de melanina (composto protéico responsável, principalmente, pela pigmentação e proteção da pele contra os raios solares).

Mesmo se encontrando em uma situação especial, os albinos não recebem a atenção merecida por parte da mídia, são, na maioria das vezes, esquecidos, enquanto o preconceito se mantém inalterado e sempre presente.

Foi pensando sob essa perspectiva que o professor de inglês e literatura, Roberto Bíscaro, resolveu criar o blog “Albino Incoerente”, com o objetivo de conferir maior visibilidade às pessoas com albinismo, visto que o próprio professor também é albino.

“A idéia surgiu do fato de praticamente não haver canal de divulgação de informações sobre albinismo e de experiências de albinos no Brasil. Há algumas comunidades no Orkut, mas as discussões não são sistematizadas ou mesmo contínuas. Assim, existia um vazio quando se procurava por fatos e histórias sobre albinismo na rede, em português”, conta Bíscaro.

O blog conta com a reunião do máximo de informações possível a respeito do assunto que auxiliam para a compreensão da real situação vivida pelos albinos. Há também uma campanha de incentivo para que as pessoas com albinismo dividam sua história com todos os internautas.

“Outro motivo para a criação do blog foi a má representação na mídia que os albinos enfrentam de modo geral. É muito comum em filmes, por exemplo, sermos os vilões ou representados distorcidamente como pessoas sobrenaturais ou mágicas. Não somos. Somos apenas pessoas sem pigmentação”, completa Bíscaro.

Participação no blog

Com o número cada vez mais elevado de blogs e páginas pessoais que vem surgindo, fica difícil que um blog específico consiga o reconhecimento merecido. No entanto a história com o “Albino Incoerente” é outra.

“A participação tem sido excelente. Recebo mensagens constantes de apoio e também de pessoas desenvolvendo trabalhos acadêmicos sobre o tema que encontram no blog uma fonte farta de informação reunida em um só local. Já recebi mensagem de uma mulher que adotou duas meninas albinas e me escreveu parabenizando pelo canal de informações”, confessa Roberto Bíscaro.

Para quem possa pensar que o blog é direcionado somente para pessoas albinas vale lembrar que as coisas não são bem assim. O blog contém matérias jornalísticas a respeito da situação dos albinos ao redor do mundo, servindo de base para toda a sociedade que deve (e precisa!) se tornar menos preconceituosa.

“Coloco links comentados, perfis de albinos que se destacam em diversas áreas, experiências pessoais, comentários a respeito de filmes e séries que vejo. Essa parte mais pessoal dos filmes e séries tem a função de tornar o blog mais agradável a um número maior de pessoas, mas também cumpre o papel de mostrar que pensamos, vemos TV, gostamos e não gostamos de coisas, como qualquer outra pessoa”, diz.

Vídeos no You Tube
A Internet não tem limites e o blog foi apenas o início do processo. Há pouco tempo, o professor resolveu ampliar ainda mais o assunto e disponibilizou na rede, no maior e mais conhecido site de vídeos do mundo, o canal do Albino Incoerente.

“Conheço uns dois vídeos que estão no You Tube, feitos por garotas albinas, mas estão em inglês. Não havia absolutamente nada em nossa língua. Decidi dividir o assunto em quatro temas (definição, mitos, dificuldades/preconceito e reivindicações), elaborei um pequeno roteiro do que dizer, pedi emprestada a câmera digital de uma sobrinha, aprendi a manuseá-la e falei sobre cada tema como se estivesse dando uma aula. Uma aula descontraída, claro!”, afirma Bíscaro.

A visibilidade dos vídeos vem sendo considerável. Bíscaro conta que há vídeos que ultrapassaram a casa das 850 exibições. “Costumo brincar que, considerando-se que não faço micagens ou mostro as partes íntimas e também não falo um amontoado de bobagens, considero a audiência dos vídeos um sucesso!”, brinca.

Para os que se interessaram em prestigiar esse interessante trabalho, segue abaixo os links para os vídeos e também para o blog “Albino Incoerente”:

Blog Albino Incoerente:
http://albinoincoerente.blogspot.com

Albinismo – Definição:
http://www.youtube.com/watch?v=rMHXGrY5Wjg

Albinismo – Mitos:
http://www.youtube.com/watch?v=7DGiPu-t1ck

Albinismo - Dificuldades e preconceito:
http://www.youtube.com/watch?v=79sUFJgJLe0

Albinismo - Reivindicações:
http://www.youtube.com/watch?v=GmqPHCOmCI0

Os preconceitos ainda são muitos

Que a sociedade é muito preconceituosa com tudo aquilo que saia do “normal”, ninguém pode negar. E com o albinismo não é diferente. Mesmo sendo raro encontrar pessoas albinas, elas ainda existem e sobrem muito com a falta de informação e preconceitos das pessoas.

“A exclusão social é um grande problema entre a população albina. A falta de informação e familiaridade também faz com que muita gente nos insulte na rua, com toda sorte de apelidos como “vovô”, “rato branco”, “Branca de Neve”. Isso causa efeitos devastadores na auto-estima, especialmente nos anos de formação da personalidade”, confessa Bíscaro.

A imposição de padrões de beleza também faz com que todo e qualquer tipo de diferença seja discriminada. Aqueles que se encontram a parte desses padrões acabam sofrendo conseqüências consideráveis.

“É bastante complicado ser uma pessoa albina na atualidade, porque existe um determinado tipo de aparência-padrão que é muito valorizada e nós não temos essa aparência. Imagine ser desprovido de pigmentação em um país que valoriza tanto a pele bronzeada, por exemplo. Também há o fato de os ambientes urbanos serem projetados basicamente para pessoas que enxergam e se locomovem bem”, acrescenta.

Com relação às expectativas para uma sociedade mais “moderna” e menos preconceituosa, o professor mantém sua auto-estima elevada, o pensamento positivo e a objetivo sempre traçado.

“Acredito que o caminho será longo e árduo porque ainda há muito que fazer, até porque os albinos são apenas mais um dentre os grupos excluídos. Entretanto, também acredito que devemos lutar visibilidade porque a familiarização com o diferente pode ajudar a diminuir o preconceito. O mais importante é não esmorecer e seguir lutando por uma sociedade mais justa, onde as diferenças sejam celebradas ao invés de punidas com o escárnio e a exclusão”, finaliza Bíscaro.
http://www.unifolha.com.br/lernoticiafoto.aspx?id_noticia=3372

A partir de hoje, o site da UNIFOLHA passará a integrar nossa lista de links. Acho importante prestigiarmos esse pessoal jovem, com garra e vontade de fazer as coisas.

5 comentários:

  1. Parabéns..... Pela sua coragem.... Voçe é um vencedor.....

    ResponderExcluir
  2. parabéns!!!!!!!!!!!!!
    eu sempre sonhei com um grupo de pessoas albinas unidas por um único objetivo q é a luta por uma sociedade mais justa e mais digna q possa nos receber e nos aceitar como somos e entender q aparência física é só um detalhe q o mais importante nessa vida é o amor.

    ResponderExcluir
  3. olá, assistir sua entrevista no programa do JÔ achei super interessante, aprovo sua luta e dedicação ao favor dos albinos,pois tenho muitos amigos albinos // continue assim .. vlw

    ResponderExcluir
  4. Nossa!!!!vc e uma simpatia!!!!

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde professor, fiquei feliz em te ver, estou vendo seu blog sempre que posso. Robert nossa apresentação da monografia será na próxia sexta feira dia 17/12/2010 das 1900às2100 hs compareça por favor, pois você fêz parte da nossa formação, desde já agradecemos,
    Valdir Martins, Uniesp de Birigui

    ResponderExcluir