terça-feira, 14 de junho de 2011

TELINHA QUENTE 21



Quem, de quando em vez, não é acometido por aquele sentimento de nostalgia pela infância? Vivendo em Sampa até meados de meus 9 anos, as principais lembranças que tenho da puerícia são de programas de TV. Morando numa rua relativamente calma pra padrões paulistanos, divertia-me um pouco ao ar livre com coleguinhas, mas, gostava mesmo era de ficar em frente à babá eletrônica.
Sempre me recordo dum desenho animado, quase esquecido, chamado Os Mussarelas, em português. Produzido pela Hanna-Barbera, a animação era tematicamente cópia escarrada de outros 2 sucessos da produtora: os pré-históricos Flintstones e os futuristas Jetsons.
A diferença era que os Mussarelas retratava o cotidiano duma família de classe média na Roma Antiga. Como seus irmãos mais famosos, tratava-se duma sitcom cartunizada. O pai Gus Holiday trabalhava duro prum chefe despótico, tinha uma esposa que o adorava, 2 filhos adolescentes inteligentes e um animal de estimação, o leão Brutus.
Exibido em 1972, Os Mussarelas nunca alçou voo e foi cancelado após 13 episódios apenas. Embora toques setentistas aparecessem na produção, provavelmente a proximidade temporal com a rebeldia sessentista dos sutiãs incinerados não consistisse em ambiente propício pra outro show idealizando as delícias da família patriarcal.
O título original em inglês era The Roman Holidays. Desconfio que a inspiração pro nome tenha vindo de Roman Holiday, de 1953, filme no qual Audrey Hepburn fazia uma princesa entediada que resolve se divertir em... Roma.  
4 números duma revista em quadrinhos baseada no desenho foram lançados em 1973. No ano seguinte, quando os Mussarelas foi exibido no Brasil, um número da revista saiu por aqui, com o título Folias Romanas. Vinha com pôster e tudo... Pedi a um primo adulto que a comprasse pra mim, mas ele não achou nas bancas. Hoje, pode-se adquiri-la em sites de leilão e venda de objetos vintage. Mas, agora não quero mais...
Encontrei pelo menos 2 episódios completos, dublados em português, no You Tube. Ri muito com as gírias dinossáuricas e também matei saudades do desenho e das vozes dos dubladores que povoaram meus ouvidos infanto-juvenis.   
Agridoces memórias. Márcio, o primo que não conseguiu comprar o gibi, deixou o planeta há um ano.
Assista a um episódio completo d’Os Mussarelas.   


Nenhum comentário:

Postar um comentário