terça-feira, 28 de junho de 2011

CELULAR INCLUSIVO

Celular especial para deficientes auditivos e visuais já está a venda no Brasil
Um celular que presta ajuda às pessoas com perdas auditivas ou visuais, ou que sofrem com problemas de mobilidade e memória. Essa foi a ideia da empresa brasileira CellDesign ao desenvolver o modelo BP01. O celular, que pode ser manuseado de forma bastante rápida e fácil, mantém o usuário conectado, o tempo todo, aos seus parentes ou cuidadores.
As teclas são em alto-relevo, com números em fontes bem grandes, para facilitar a visualização. As cores e o tamanho das letras exibidas na tela também são pensadas para aqueles que têm problemas visuais. Já os deficientes auditivos podem configurar o volume para até 25 dB – muito mais que os modelos comuns, que normalmente não passam de 10 dB.
O aparelho ainda apresenta um acabamento emborrachado, e é resistente a quedas de até 1,80m. Aliás, esta é mais uma vantagem: um sensor de quedas é capaz de detectar grandes impactos. Dessa forma, ele é capaz de reconhecer acidentes e, automaticamente, aciona 5 números cadastrados pelo usuário. Esses contatos são alertados via SMS e, caso não haja retorno, o sistema de ligação é acionado automaticamente, até que algum deles responda. Com a chamada atendida, os celulares entram no modo viva-voz, para facilitar o contato. O botão SOS, para situações emergenciais, possui funcionamento semelhante e é localizado na parte posterior do aparelho.
Aqueles que têm pouca memória e vivem esquecendo o horário de tomar remédios também podem aproveitar dos recursos de assistência médica. O telefone controla o horário e a recarga de medicamentos, e lembra seu dono do dia e horário de consultas médicas, mesmo se o equipamento estiver desligado.
O celular também vem com Bluetooth, lanterna LED, rádio FM e bloqueador de chamadas. Os aparelhos estão à venda no site da empresa por R$ 575,00, ou 10 x R$ 63,98.

Um comentário:

  1. Que legal tenho sofrido muito com celular não enchergo o teclado caicha postal então nem leio ..PS . Roberto adorei a musica ho ho ho gosto de som latino
    Miguel

    ResponderExcluir