domingo, 5 de junho de 2011

ASSUSTADOR


Aids: 7.000 pessoas são contagiadas diariamente, diz ONU


 Cerca de 7.000 pessoas são infectadas com o vírus da Aids a cada dia, ao 
mesmo tempo em que a metade das 34 milhões de pessoas com o HIV não sabem que são portadoras, diz um informe das Nações Unidas, divulgado a propósito do 30° aniversário do aparecimento da doença.
Segundo o programa da ONU para a luta contra a doença (Onuaids), há uma necessidade urgente de que sejam criados mais projetos inteligentes para consolidar as conquistas na luta contra a Aids e o HIV.
O informe destacou os avanços espetaculares ocorridos nos últimos 30 anos, desde que epidemiologistas americanos, num estudo publicado em 5 de junho de 1981, descreveram os casos de cinco jovens homossexuais que tiveram o sistema imunológico destruído.
Apesar dos avanços, de acordo com a Onuaids, cerca de 34 milhões de pessoas vivem com o HIV - segundo dados de 2010 - e cerca de 30 milhões morreram em decorrência da doença nas últimas três décadas.
A taxa de novas infecções do vírus da Aids, no entanto, tem diminuído. "Apesar da redução, precisamos diminuir ainda mais a taxa de novas infecções", disse Michel Sidibe, diretor executivo da Onuaids, no lançamento do informe "Aids 30 anos: Nações na Encruzilhada".
O informe elogiou em particular os "avanços espetaculares" para conseguir medicamentos contra a Aids - antes sob domínio exclusivo das economias ricas - para pacientes dos países em desenvolvimento.
Ao final de 2010, 6,6 milhões de pessoas tiveram acesso ao tratamento nos países emergentes.
Isso equivale a um aumento de 1,4 milhão de pessoas em 2009 e de 22 vezes em relação a 2001. "Um exemplo claro do poder da solidariedade internacional, dos enfoques inovadores e respostas centradas nas pessoas".
Do lado negativo, o balanço global está muito abaixo da meta de "acesso universal" que as Nações Unidas estipularam em 2010. Este prazo passou e deixou outras 9 milhões de pessoas infectadas que continuam necessitando de tratamento.
Alcançar esse objetivo e fazer fente a muitos outros problemas relacionados com a Aids requer um grande impulso de financiamente, disse a Onuaids.
Os recursos necessários para sustentar os avanços foram reduzidos pela primeira vez em 10 anos, mesmo com as enormes necessidades existentes, advertiu o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, no informe, que foi divulgado antes de uma reunião sobre o tema que acontecerá nas Nações Unidas na semana que vem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário