quarta-feira, 8 de junho de 2011

HISTÓRIAS INCLUSIVAS


Inclusão Já! foi criado com o objetivo de divulgar informações relevantes sobre a inclusão escolar no país. O acesso e a permanência na escola comum são direitos indisponíveis de todos os cidadãos brasileiros com deficiência, transtorno global do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação (pessoas que são público-alvo da Educação Especial). Isso significa que não cabe a ninguém decidir se elas podem ou não estar em uma escola regular. Trata-se de um direito, garantido inclusive constitucionalmente e pela Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, e este não se discute.
Um país que pensa políticas públicas excludentes, em vez de somar esforços para buscar novas formas de estabelecer e fortalecer uma escola para todos, não tem condições de se configurar como uma nação que respeita seus cidadãos. Tendo isso em vista, as políticas para a educação inclusiva no Brasil foram instituídas nos últimos anos para reverter décadas de exclusão, segregação e supressão dos direitos especificamente das pessoas com deficiência.
Felizmente, o Brasil avançou muito. Em todos os seus municípios, diariamente milhares de alunos com deficiência são matriculados e recebidos por escolas cada vez mais cientes de seu papel na sociedade e na vida dos novos alunos. Por outro lado, todos os dias, nesses mesmos municípios, milhares de familiares também têm suas vidas transformadas: vão substituindo a dúvida, o medo e a preocupação de ter o filho na escola comum pela alegria de saber que seu filho pode aprender e conviver com os demais, que ele é um sujeito de direitos e que a escola regular é seu lugar, sim. A inclusão escolar no Brasil está no caminho certo. E esse caminho é sem volta.
Nosso propósito é fazer deste espaço um ponto de partida para a reflexão, um ponto de referência para os meios de comunicação que querem entender e mostrar a inclusão se consolidando pelo país, um ponto de encontro de professores, familiares e gestores e um ponto de vista novo para aqueles que ainda defendem escolas especiais e a segregação que provocam sob a ilusão do cuidado.
Na seção Conte sua História o internauta é convidado a compartilhar casos de inclusão escolar, com o objetivo de mostrar que a inclusão leva tempo, porque precisa ser construída, mas que é possível. E tem mudado a vida de muita gente.
Equipe Inclusão Já!

Nenhum comentário:

Postar um comentário