quinta-feira, 10 de março de 2011

SERÁ QUE DESTA VEZ SAI?

Petista quer distribuição gratuita de protetor solar para albinos

O deputado Amauri Teixeira (PT-BA) apresentou na Câmara uma indicação ao Executivo, sugerindo ao Ministério da Saúde a distribuição gratuita de filtro solar para pessoas albinas. De acordo com o parlamentar, que coordenou a Associação de Portadores de Albinismo da Bahia, o alto custo do filtro solar para os portadores de albinismo, impede a aquisição do produto, resultando na ocorrência de câncer de pele entre os portadores da doença.
"Por não dispor da melanina, que é a proteção natural contra o sol, os albinos podem desenvolver, facilmente, doenças cutâneas graves, entre elas o câncer de pele. Isso, além de causar consequências graves para o indivíduo, impacta diretamente nos gastos do Estado com o tratamento hospitalar", explicou Amauri. Segundo o parlamentar, o número de albinos no país é relativamente pequeno, por isso, não haverá despesas excessivas do governo com os protetores.
De acordo com o parlamentar, a maior parte dos albinos são descendentes de negros e em sua maioria, de baixo poder aquisitivo. "É fundamental que as políticas públicas se voltem para as populações mais expostas. Esperamos que o ministro Alexandre Padilha acolha esta importante sugestão para a comunidade albina brasileira", disse.
Por se tratar de um projeto de indicação, caberá à presidência da Câmara encaminhar ao governo a sugestão do parlamentar.
Edmilson Freitas
(Encontrado em http://www.jusbrasil.com.br/politica/6711081/petista-quer-distribuicao-gratuita-de-protetor-solar-para-albinos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário