quinta-feira, 24 de março de 2011

ALBINISMO EM MÔNACO

Albinisme Noir & Blanc de peau
Quando a fotógrafa Claire Gillet, 24, trabalhou como voluntária no Mali ela era extremamente consciente de que sua pele branca atraia a atenção da população local. Isso a fez pensar: como deve ser viver na África negra para os albinos, os africanos brancos”? O resultado dessa reflexão é uma exposição de provocantes fotos em preto e branco, no Jardin Exotique, em Mônaco, a qual se encerra em 25 de março.
O projeto é fruto de uma parceria entre a Coopération Monégasqueand e a ABIPA (Association Burkinabè pour l'Intégration des Personnes Albinos).
Todas as 25 fotos da exposição foram tiradas em Burkina Faso, onde a francesa Claire trabalhou com Sandrine Ouedraogo para produzir as fotos e entrevistas que aparecem no livreto da exposição.
As poses sérias e quase contemplativas de muitos dos albinos fotografados impressionam e tornam difícil adivinhar o que estão pensando – estão felizes ou não? Como é a vida deles? A fotógrafa fez isso de propósito? “De jeito nenhum – uso uma velha Yashica, que se usa à altura da cintura, então, você tem que olhar para baixo e não para o fotografado – é um método muito menos agressivo do que o das câmeras modernas”, explica Claire. “Disse que estava tirando uma foto e eles escolheram essas poses, que são remanescentes de uma era que ficou para trás.”
Todos os modelos têm uma história para contar e são limitados pelo sol nas coisas que fazem. Sanon Fabéré, 44, presidente da ABIPA fundada em 1999, e recorda de como as outras crianças beliscavam-no e lhe davam tapas para certificar-se de que ele sentia dor. Ele explica que albinos são considerados magos, possuidores de poderes enormes. Traore Djeneba, do Gabão, relata como as cabeleireiras costumavam guardar seu cabelo para vender como fetiches. Infelizmente, seu filho albino Abdul Aziz, 6, ainda recebe cusparadas na escola. Por outro lado, Traore Alex Lassina, secretário-geral da ABIPA, afirma ter tido poucos problemas e que as atitudes variam conforme o lugar.  
A exposição é intitulada Albinisme Noir & Blanc de peau e oferece um comovente olhar nas vidas de pessoas cuja falta de pigmentação passaria despercebida na Europa. As fotos estão à venda e parte da renda irá para a ABIPA.

Um comentário:

  1. Olá!!
    tudo bem? Sou Fernanda de Cuiabá - MT
    sou estudante de Serviço Social e tive
    contato com Madalena Nunes, que me falou
    sobre a causa albina, eu me interessei mto
    pelo assunto e estou reunindo arcabouço
    teórico com a finalidade de produzir o meu
    Trabalho de Conclusão de Curso sobre o tema.
    A Madalena me recomendou que procurasse você,
    porque segundo ela você está sempre se interando das produções em relação ao tema
    albinismo.
    Se você puder colaborar comigo ficarei muito
    grata...

    ResponderExcluir