segunda-feira, 7 de março de 2011

CAIXA DE MÚSICA 23

Atores Cantantes
Sempre sem medo de ser feliz, causar polêmica ou dar barraco, Susana Vieira lançou um CD, não sem antes ter enfrentado uma operação de garganta. Brasil em Cena, o álbum, enfureceu muitos, que acusaram a atriz de ser péssima cantora. A diva nem deve ter ligado;

É quase sempre assim; quando um ator ou atriz decide entrar num estúdio fonográfico, chovem acusações e a cobrança é muito grande.
La Vieira é apenas outro exemplo de atores e atrizes que em algum momento decidiram soltar a voz, seja pra faturar mais, seja pra realizar sonho antigo. Viajemos no tempo e no espaço e relembremos alguns casos.
Em 1974, o então galã Francisco Cuoco não chegou a cantar, mas recitou um texto bem meloso ao som de Soleado:

Outra estrela televisiva dos anos 70 que resolveu declamar um texto bem melodramático sobre uma melodia pra lá de sacarinada foi Maria Isabel de Lizandra. O compacto com Patrick, Meu Amor, versão de uma canção espanhola, foi lançado em 1976. A letra fala de uma relação amorosa que se desfez com o fim do verão e exagera ao colocar o planeta inteiro no inverno! Uma delícia brega.

Em 1978, a plena e absoluta Elisângela lançou um compacto simples, com a canção Pertinho de Você. A atriz cantava e acabou entrando pra história da MPB, vendendo mais de um milhão de cópias. Isso mesmo, UM milhão! Pros mais jovens: compacto simples era um disquinho de vinil que continha apenas 2 canções. A atriz lançõu ainda um álbum que estourou em vendagens aqui e em alguns países lá fora. Elisângela jamais lançou outro trabalho fonográfico, porque não conseguiu conciliar as 2 carreiras. Com influência disco, Pertinho de Você é irresistível como a musa Elisângela.  

Você sabia que a mãe da Cléo Pires também atacou de cantora em 1980? Glória Pires lançou compacto simples, cujo lado A, Coração, fez parte da trilha sonora da novela As Três Marias. A composição é de Fábio Jr, na época, namorado de Glória.
E como deixar o pai da Cléo de fora dessa? Fábio Jr. foi um dos galãs máximos da telinha nos anos 80 e emplacava um sucesso atrás do outro.

Outro galã oitentista, Mário Gomes também atacou de cantor, embora sem alcançar o sucesso musical de Fábio Jr.   

Outra atriz que teve sua fase de cantora foi Beth Goulart. Não consegui achar nenhum vídeo, porque não me recordo mais do nome de canção alguma. Alguém sabe?
O sucesso na TV não levou apenas artistas brasileiros a gravarem canções. Nos EUA, alguns atores e atrizes também pegaram carona no sucesso de suas séries ou novelas. O megasucesso DALLAS fez pelo menos 3 membros do elenco tentarem faturar uns a mais no mercado do disco.
Patrick Duffy - já famoso no Brasil devido ao sucesso da série O Homem do Fundo do Mar - duetou com a francesa Mirreille Mathieu, em 1983. Canastrão nas telinhas, Bobby Ewing também canastreou na música! 

Victoria Principal (pros mais jovens: sacaram agora porque a diretora da escola em South Park se chama Principal Victoria?...), que interpretava Pamela Barnes Ewing, esposa de Bobby, também tentou a sorte no mundo do vinil. Em 1981, Vicky namorava o falecido Bee Gee Andy Gibb e, juntos, lançaram um dueto romântico. Um banho de sacarina!

Charlene Tilton, a loiríssima Lucy Ewing, também deixou seu registro disco-mega-brega em vinil, em 1984!

Larry Hagman - também já famoso no Brasil por causa de Jeannie É Um Gênio - não chegou a gravar, pelo que eu saiba. Filho da legendária estrela da Broadway Mary Martin, o malvado JR Ewing duetou com Diana Ross em um especial para a TV em 1980. Quando a Globo exibiu isso, exclamei: Olha, o major Nelson! DALLAS ainda não passava aqui... Pena que Larry tenha pego a inglória tarefa de substituir Marvin Gaye nos vocais de You Are Everything. Te amo, Larry... como JR!
   
Al Corley, que trabalhou por 2 temporadas em Dynasty, onde fazia Steve Carrington, o filho gay de Blake e Alexis, lançou um álbum meio no estilo Europop, em 1984.

Da Austrália, vieram 2 sensações pop, saídas da mesma novela, Neighbours.
Na segunda metade dos anos 80, os produtores ingleses Stock, Aitken e Waterman - que então reinavam soberanos nas paradas - transformaram Jason Donovan em ídolo adolescente, com uma carreira de hits que durou alguns anos.  

A outra atriz adolescente de Neighbours que saiu da Austrália pra conquistar boa parte do mndo foi Kylie Minogue. Inicialmente, nas mãos dos mesmos produtores que inventaram a carreira musical de seu então namorado Jason, desde 1987, Minogue freqenta paradas de sucesso, desfiles de moda e a mídia, exceto nos EUA, onde é considerada uma one-hit-wonder. Kylie abandonou a carreira de atriz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário