terça-feira, 22 de março de 2011

ORTOREXIA II


Britânico "ortoréxico" descreve obsessão
por comida saudável e exercícios
Ele treina todos os dias e come alimentos que têm pouca gordura
O britânico Sam Monkhouse sofre de um distúrbio alimentar que deixa pacientes obcecados em comer alimentos saudáveis e fazer muitos exercícios físicos.
Especialistas afirmam que a ortorexia pode levar a outros transtornos como a anorexia e bulimia.
Monkhouse, de 21 anos, da cidade inglesa de Portsmouth, diz prestar muita atenção ao que ingere por "desejar ter um bom corpo".
- Sigo uma dieta rica em proteínas, sem carboidratos.
Rotina
Monkhouse, que é funcionário de uma fábrica, conta que faz exercícios durante os intervalos que tem no trabalho.
- Eu treino duas vezes por dia, sete dias por semana. Na fábrica, durante meu horário de almoço, levanto pesos, faço abdominais e flexões.
- Quando vou para casa, corro por 45 minutos e faço mais exercícios de alto impacto. Ao todo, devo gastar mais de duas horas diariamente me exercitando.
Apesar de considerar "horrível" o gosto de queijo cottage, ele diz que almoça o laticínio magro (feito com coalhada e com média de apenas 4% de gordura) diariamente.
- Em 90% do tempo, como apenas queijo cottage, iogurte natural, ovos e frango. Se como um hambúrguer, coisa que acontece muito raramente, sinto que tenho que queimar o que comi imediatamente porque sei que se transformará em gordura que não quero no meu corpo.
Vulnerabilidade
O Centro Nacional para Distúrbios Alimentares britânico (NCFED na sigla inglesa) recebe mais de 6.000 ligações e e-mails por ano de pessoas que sofrem de ortorexia.
Seus especialistas se dizem preocupados que muitos jovens possam ser vítimas de dietas falsamente saudáveis recomendadas em revistas e internet.
Deanne Jade, especialista do NCFED, calcula a proporção do transtorno em homens e mulheres.
- Nos meus 30 anos de experiência, calculo que uma em cada dez mulheres e um em cada 20 homens sofra de ortorexia. Não é apenas um desejo de comer de forma saudável, é algo que passa a dominar cada vez sua vida. Eu chamo a ortorexia a prima da anorexia. Pessoas com sinais de ortorexia podem desenvolver outras doenças e apresentar problemas de saúde graves no futuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário