segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

VEM CHEGANDO O VERÃO

Nem só de leitores albinos vive este blog. Muitos não-albinos devem estar animados com o começo do verão e as férias escolares porque poderão aproveitar o solão brasuca.

Aproveitem, mas tomem cuidado, heim! Aqui vão algumas dicas pra vocês nao ficarem com insolação ou desidratarem:

publicado em 21/12/2009 às 06h00:
Evite a insolação e a desidratação nos dias quentes
Cuidados com o que comer e o que vestir são essenciais para curtir bem o verão

Camila Neumam, do R7

Praia, muito sol, pouca roupa e uma cervejinha gelada à beira mar... Com o recesso das festas de fim de ano, muitos já sonham em ser protagonista dessa "cena". Esse momento descontraído, entretanto, pode ser o caminho mais curto para uma insolação ou desidratação.
Para ajudar você a evitar esse tipo de problema e aproveitar seus dias de folga da melhor maneira possível, o R7 consultou um especialista que deu dicas essenciais sobre como se alimentar bem e se proteger dos males do verão. Segundo o dermatologista Leonardo Abrucio Neto, do hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo, sintomas como tontura, cansaço e enjoos são os primeiros sinais da insolação, problema para quem se expõe demais ao sol. O calor em excesso pode ainda provocar a desidratação, que é o que acontece quando o organismo perde muita água, tanto pelo calor do sol, como pelo abuso do álcool, que desidrata o corpo. Dicas para evitar a insolação e a desidratação
- Em primeiro lugar, exponha-se ao sol apenas quando os raios solares são menos intensos: das 7h às 10h e após às 16h;
- Hidrate-se constantemente com muita água para aguentar o calorão; - Além de beber muita água, o médico também recomenda que se tome outros líquidos, como sucos de frutas e água de coco, para repor também os sais minerais que são eliminados pelo suor. Comer frutas ricas em água, como melancia e melão, também são ótimas opções para se manter hidratado;

- Esquecer de passar o filtro solar nestes dias é imperdoável. Abrucio recomenda que o produto seja aplicado em todo o corpo pelo menos meia hora antes da exposição ao sol. E ele deve ser reaplicado a cada 90 minutos ou toda a vez que voltar da água; - A cervejinha e outras bebidas alcoólicas, como caipirinhas e drinques, não são recomendadas por Abrucio nem mesmo se forem alternadas com água; - Mesmo bebendo muita água, a ingestão de álcool desidrata o corpo, porque o estimula a eliminar mais a urina; - Outra dica para evitar a insolação e a desidratação é escolher bem o que vestir e os locais por onde anda nas áreas litorâneas. De acordo com Abrucio, vale evitar locais abafados e roupas apertadas, que ajudam a suar mais e a perder mais líquido. - É melhor usar roupas leves, mas evitar ficar sem camisa. Usar chapéu, óculos escuros e tomar banhos mornos também ajudam a manter a temperatura do corpo mais fria, explica o médico.O que fazer em casos de insolação e desidratação?
Se não foi possível evitar a insolação ou desidratação, fique atento às recomendações do dermatologista para acabar com o problema:
- Não fique exposto ao sol - Permaneça em local fresco e o mais ventilado possível - Beba bastante água - Não tome banho quente, pois isso o fará suar mais - Se as tonturas ou enjoos não passarem, vá ao pronto-socorro tomar soro - Ingerir muitos alimentos líquidos (frutas, verduras e muita água) - Não ingerir bebidas alcoólicas - Evitar comidas gordurosas

(Encontrado em http://noticias.r7.com/saude/noticias/evite-a-insolacao-e-a-desidratacao-nos-dias-quentes-20091221.html)

(Pra celebrar a chegada do verão, Marina Lima, claro...)

Um comentário:

  1. Que tal falar pra Marina lá no MySpace que você postou o vídeo dela aqui? Acho que os artistas gostam desse feedback.
    Muito bom gosto musical, Roberto.
    Na BandFM canta essa música todo santo dia.
    Abração,
    Juracy.

    ResponderExcluir