terça-feira, 15 de dezembro de 2009

FREAK SHOWS

Freak Shows (show de aberrações) é a expressão inglesa usada pra denominar uma forma de entretenimento bastante comum nas cidades norte-americanas, aproximadamente da metade do século XIX até o fim dos anos 1960.

Geralmente associados a circos e a parques de diversão, os freak shows apresentavam toda sorte de atrações visando chocar o público. Desse modo, diversas condições genéticas como o gigantismo, o nanismo e a neurofibromatose, além de deformidades de toda espécie, eram apresentados nesses espetáculos. Animais de duas cabeças, seres humanos extremamente peludos ou tatuados; tudo era motivo pra atrair público curioso pelo “bizarro”.

Pra pessoas nascidas com determinadas condições genéticas, os freak shows muitas vezes apresentavam-se como única fonte possível de emprego.

Pessoas com albinismo não eram infreqüentes nesse tipo de espetáculo. A edição de setembro da revista Super Interessante trouxe uma pequena nota sobre o assunto, juntamente com uma rara foto da época.

Agradeço ao Jayme por ter escaneado o material e envaido ao blog.

(Abaixo, trecho de um documentário a respeito do que seria o “Último Freak Show Norte-Americano”. Não conheço o trabalho, por isso não posso recomendá-lo. Entretanto, as cenas desse trailer dão uma ideia aproximada do tipo de números exibidos em freak shows.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário