sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

POLÊMICA

Quinta, 3 de dezembro de 2009, 17h00
Sociedade Brasileira de Dermatologia questiona teste com protetores
Patricia Zwipp

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e os fabricantes de protetores solares reprovados por uma avaliação da entidade Pro Teste - Associação Brasileira de Defesa do Consumidor contestam o teste que verificou a eficácia de dez produtos FPS 30 loção. O estudo apontou problemas em oito deles: Avon Sun, Banana Boat Bloqueador Solar Ultra, Coppertone Loção, Episol Loção Oil Free, La Roche-Posay Anthelios/Hélioblock, Natura Fotoequilíbrio, Nivea Sun Loção Solar Protetora e Sundown Suncomplex. O L'Oréal Solar Expertise foi considerado o melhor, e o Cenoura & Bronze, a escolha certa.
Por meio de um comunicado, a SBD disse que desconhece a metodologia utilizada. A Pro Teste, por sua vez, estranhou a declaração e respondeu que é segue a determinada pela Anvisa e por uma Diretiva Europeia para as questões em que a "legislação brasileira está ultrapassada". Nas análises laboratoriais, utilizou o método in vitro.
A Johnson & Johnson, que produz os protetores solares Sundown, afirmou que não tem conhecimento e nem acesso aos métodos utilizados pela pesquisa e que os resultados não estão coerentes com os estudos científicos realizados pela empresa e institutos externos. Segundo ela, cada produto da linha só é comercializado se comprovar, por meio de testes, a sua eficácia, atendendo às exigências legais.
A Natura declarou que não sabe como a pesquisa foi realizada, garantiu que utiliza matérias-primas seguras e metodologias reconhecidas e aprovadas pela comunidade científica internacional e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), e que os questionamentos apontados pela Pro Teste são improcedentes.
A BDF Nivea Brasil discordou dos resultados da avaliação e declarou que os protetores solares são desenvolvidos sob rigorosos protocolos globais de qualidade e segurança, além de atenderem as exigências legais. A Avon, por sua vez, garantiu a segurança e a eficácia de todos os produtos desenvolvidos e comercializados por ela, uma vez que realiza testes necessários e aprovados pelas entidades que regulam a indústria cosmética nos mais de cem países em que atua.
A Mantecorp, responsável pelos protetores Coopertone e Episol, informou que segue padrões de qualidade nacionais e internacionais e apresenta toda a documentação e testes exigidos pela legislação brasileira e pelos órgãos governamentais competentes. Os outros fabricantes reprovados não foram localizados.
Especial para Terra

(Encontrado em http://saude.terra.com.br/interna/0,,OI4137520-EI1497,00-Sociedade+Brasileira+de+Dermatologia+questiona+teste+com+protetores.html)
(Mais uma canção de Bethania, Verdades e Mentiras...)

Nenhum comentário:

Postar um comentário