domingo, 6 de dezembro de 2009

TESTE PARA DIAGNOSTICAR O ALBINISMO

A leitora Madá gentilmente traduziu o artigo em espanhol sobre o diagnósitco do albinismo.

Um novo teste permitirá o diagnóstico completo do albinismo.
O Dr. Luís Montoliu, pesquisador do Centro Superior de Pesquisas Científicas (CSIC), apresentará em primeira mão, no próximo dia 28 de novembro em Valência, um novo método para diagnóstico completo de albinismo, um teste biológico revolucionário através do qual, com uma amostra de saliva, se poderá determinar o tipo de albinismo de cada pessoa, aspecto tão crucial para a investigação desta condição ainda desconhecida nos dias de hoje.
Esta revelação acontecerá durante evento organizado pela Alba, Associação de Ajuda a Pessoas com Albinismo, que organizou o 11º Encontro Regional da Comunidade Valenciana para a divulgação do livro: “Albinismo, uma condição, duas realidades: Espanha e Senegal”, conforme informaram os organizadores.
Na programação haverá a participação de Aboubakary Sakho, presidente da Anpras, a Agência Nacional de Promoção e Reinserção dos Albinos do Senegal, que falará da realidade atual do albinismo na África.
Há dois anos, a ALBA mantém entre seus projetos, a confecção de um livro com relatos de experiências, que tem ajudado a difundir uma imagem mais positiva sobre a realidade do albinismo
Também se aproveitou o trabalho da fotógrafa valenciana Ana Yturralde, que viajou ao Senegal e trouxe de lá ‘fotos comoventes da realidade dos africanos com albinismo na África, disseram os organizadores.
‘A idéia inicial da ALBA se transformou num sonho mais ambicioso, produzir um livro a partir de relatos de experiências, que mostrasse ambas as realidades: o albinismo na Espanha e no Senegal. Suas semelhanças e enormes diferenças. “Que ajudasse os albinos africanos para quem, óculos e protetores solares ainda são verdadeiros luxos”, explicaram.
Na oportunidade, aproveitaram para recolher donativos como óculos de sol, roupas especiais e protetores solares para enviá-los ao Senegal. ‘Estes são produtos que abundam no Ocidente, mas que na África ainda são vistos como verdadeiros luxos, comentaram os membros da ALBA.
Fonte:Europa Press

Como presente de agradecimento pra Madá, um vídeo da Elis Regina cantando Madalena, do Ivan Lins.

2 comentários:

  1. Ai que fofo!
    ô Roberto...
    até a lua se arrisca num palpite, que o nosso amor existe, forte ou fraco, alegre ou triste...
    normalmente vc já merece um monte de beijo, mas hoje vc se superou!
    tô te enviando a minha ficha de inscrição preenchida pra carteirinha de fã número um do seu clube!
    bjoooooooooo

    ResponderExcluir
  2. Que legal isso, pois aqui no meu bairro há dois irmãos (meninoos)albinos, os quais os pais dizem que eles não são albinos, logo a mim que nem preciso de diagnístico para dizer se a pessoa é albina ou não! Quanta ignorância desses pais, que falta de informações!!!
    Parabéns a ALBA!

    ResponderExcluir