quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

NISTAGMO

O nistagmo é um problema visual geralmente associado ao albinnismo. Vamos aprender um pouco a respeito?

NISTAGMO

Definição
O termo nistagmo é usado para descrever os movimentos oculares oscilatórios, rítmicos e repetitivos dos olhos. É um tipo de movimento involuntário dos globos oculares, geralmente de um lado para o outro e que dificulta muito o processo de focagem de imagens. Os movimentos podem ocorrer de cima para baixo ou até mesmo em movimentos circulares e podem surgir isolados ou associados a outras doenças.

Os nistagmos variam de caso a caso e podem ser classificados de acordo com a manifestação clínica. Os principais tipos são: fisiológico, congênito, spasmus nutans, nistagmo do olhar, nistagmo vestibular, nistagmo por distúrbio neurológico, nistagmo voluntário e nistagmo histérico. Em geral, provocam incapacidade de manter fixação estável e significativa ineficiência visual, especialmente para visão à distância. Estima-se que os nistagmos afetam 1 a cada 1000 nascidos vivos .

As oscilações do nistagmo um ou ambos os olhos, em uma ou todas as posições . O nistagmo congênito raramente surge logo ao nascimento e é mais freqüente entre 8 e 12 semanas de vida. Se não for detectado nos primeiros meses de vida, deve ser um nistagmo adquirido.

Causas

O nistagmo pediátrico difere muito do nistagmo iniciado na fase adulta. Na infância, o nistagmo pode ter causas relacionadas a um defeito do olho ou na relação de comunicação entre o olho e o cérebro. É ainda associado a catarata, glaucoma, desordens de retina, albinismo e em pacientes com síndrome de Down. Alguns tipos de nistagmo podem ser hereditários; outros de causa desconhecida.

O nistagmo adquirido, que se desenvolve ao longo da vida, pode ser o sintoma de esclerose múltipla ou associado à lesão neurológica aguda nas vias motoras oculares localizadas no tronco cerebral ou cerebelo, labirintites, maculopatias entre outras doenças.

Tratamentos
Em crianças, é importante um apoio educacional adequado com o objetivo de melhor o processo de focalização de imagens e se fazer um bom condicionamento visual. Indica-se boa ergonomia de ambientes de casa, aumento de letras em computadores e ainda um trabalho específico voltado para esse problema.

A terapêutica para o nistagmo ainda é limitada atualmente, mas muito pode ser feito para melhor a visão de quem tem esse problema. Pode-se recorrer à ortóptica (oclusão alternada), tratamento óptico (com uso de prismas) para corrigir o mau posicionamento da cabeça, mudança dos óculos por lentes de contato (para prevenir outros problemas oftalmológicos).

Há ainda o tratamento medicamentoso, que tem substâncias estimuladoras do sistema neurotransmissor inibitório ou depressoras do sistema neurotransmissor excitatório. Novos estudos existem com aplicação da toxina botulínica, mas sem resultados comprovados até o momento.

Já o tratamento cirúrgico do nistagmo objetiva a melhoria da acuidade visual através de procedimentos específicos nos músculos dos olhos.

(Encontrado em http://www.drvisao.com.br/conheca_doenca_detalhe.php?id=34)
(Um pouco de punk/hardcore brasuca pra gente. Olho Seco.)

5 comentários:

  1. Eu tenho e muitas pessoas me perguntam porque meus olhos não param. Acham que faço isso porque quero.

    ResponderExcluir
  2. Ótimo post...útil e esclarecedor como a maioria dos textos. =)

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante.
    Assim como muitas pessoas eu também tenho o nistagmo.
    Normalmente quando estou conversando com uma pessoa, ela vem logo com as perguntas...
    Por que você não para de mexer os olhos?
    Por que seus olhos não param de pular.
    As pessoas normalmente acham que eu fico mexendo os olhos por que eu quero.
    Ai então eu ate tento explicar, mais na maioria das vezes eles não entende.
    Paciência né.

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Eu também tenho nistagmus, sou portuguesa e por cá a história é a mesma. As pessoas olham, estranham e por vezes perguntam o que tenho nos olhos. Eu explico mas nem sempre entendem.
    Como nasci assim habituei-me a ver as coisas à minha maneira, mas há alturas em que é cansativo...

    ResponderExcluir
  5. Queria poder ajudar a todos, pois eu já sofri tanto deboche que pensei em tirar minha vida de tanta angustia.

    ResponderExcluir