domingo, 20 de dezembro de 2009

MANUAL SOBRE ALBINISMO

Dia 18 de novembro, recebi email da estudante de pedagogia Anny Caroline Marquito. Graduanda da Universidade Federal do Paraná, Anny e seu grupo necessitavam elaborar um manual sobre albinismo para ser usado por professores. Parte do curso de Pedagogia é elaborar material didático de apoio.
Escrevendo em nome de seu grupo, Anny me pedia indicações de links a respeito do tema. Enviei-lhe a informação pedida e, dentro de alguns dias, recebi de presente uma cópia do manual.
Além de Anny, as demais autoras do projeto são Danielle Ferreira Czmyr, Gisele Nayara Silveira e Letícia de Oliveira.
Vejamos a introdução do manual pedagógico, onde as autoras anunciam a natureza do material:

INTRODUÇÃO
Este manual objetiva oferecer informações para docentes, sobre o albinismo: como devem ser tratadas as pessoas que possuem esta condição de natureza genética, conceituando-a e descrevendo-a em seus aspectos biológicos, sociais e emocionais afim de proporcionar instruções aos professores, e também a interessados da comunidade escolar, para a compreensão dos limites biológicos que possuem a pessoa com albinismo difundindo e aplicando tal conhecimento nas relações escolares.
Abordamos também a questão do preconceito existente às pessoas albinas. A escola infelizmente acaba sendo o principal agente de discriminação. Portanto antes de se fazer qualquer observação sobre a pessoa com albinismo, é importante saber do que se trata.

De forma objetiva – como deve ser todo bom manual – as pedagogas abordam o albinismo em seus aspectos sócio-biológicos, descrevem os tipos mais comuns, corrigem algumas idéias errôneas e apresentam um pequeno quis a respeito. Muito informativo.
Desconheço qualquer manual do gênero no Brasil, por isso animei-me muito com o projeto e conversei com o Castro sobre disponibilizar o material na internet, após ter pedido autorização à Anny, obviamente.
Tornar esse manual acessível na rede pode ser extremamente útil para professores, estudantes e todos aqueles interessados em questões como diversidade e inclusão.
O material pode ser baixado gratuitamente através do link
http://castroweb.com.br/castrodigital/manual_albinismo.doc
Dedicarei parte de meu tempo esta semana para divulgar o material em secretarias estaduais e municipais de educação. Quem sabe não conseguimos fazer com que circule entre um número significativo de educadores? A net é poderosa!
Agradeço às alunas da UFPR pelo lindo e importante trabalho e ao Castro por ter novamente cedido parte de seu precioso tempo para ajudar este blog.

3 comentários:

  1. Olá Roberto. Adorei a iniciativa. Pode contar comigo para divulgação. Vou postar nas comunidades das faculdades daqui da região. Inclusive para a Associação de professores de Espanhol do RJ. Parabéns às pedagogas.

    ResponderExcluir
  2. Gente, li esse material e lembrei das aulas de educação física... Naquela época não usava filtro solar, pelo simples fato da minha mãe não saber que precisava rs Mas eu usava um sabonete muito caro, que meu pediatra passou, ele acreditava que protegeria minha pele... Mas voltando às aulas, eu simplesmente odiava o professor, que me acompanhou durante todo o ginásio. Bola: até hoje não me simpatizo com ela, porque nunca consegui acompanhar seu trajeto...

    ResponderExcluir