quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

MANDIOCA ALBINA?

A leitora Madá me chamou a atenção ontem para o fato de que a lenda brasileira que explica o nascimento da mandioca, apresenta uma criança de cabelos e pele muito alvos.

Pesquisei rapidamente na net e encontrei diversas versões da lenda e em todas a criança é descrita como bem branca msmo.

Não entendo nada de lendas indígenas e NÂO estou afirmando que a criança do mito seja albina. De qualquer modo, decidi compartilhar uma das versões encontradas online com os leitores.

De repente, algum estudioso do assunto pode nos tirar essa dúvida.

Texto interpretativo que reúne pontos
Comuns de diversas versões da lenda.
Parte I
Conta-se que há muito e muito tempo, numa aldeia lá pelas bandas do rio Iriri, tributário do Xingu, o cacique Arumarã, de uma tribo de longa tradição agrícola, viu-se num tremendo embaraço quando percebeu que sua filha, ainda na idade da primeira volta-da-lua*, recebera em si o sopro do vento que agita a água para perpetuar a vida.
Mas como aceitar um desvio dos costumes: permitir a renovação do ciclo da existência temporal, antes do menda-hab? Interrogou veementemente a jovenzinha que jurava inocência persistentemente: he-maran-é-im!
Atordoado pelo turbilhão dos pensamentos que, neste tipo de situação, se contradizem e se multiplicam a cada instante, capazes até de fazê-lo aceitar o que é errado e negar o que é certo, refletiu profundamente sobre o acontecido e decidiu, usando sua grande sabedoria de tupichab, manter a menina confinada em uma oca até que Tupã lhe desse um sinal.
Passado o tempo certo, nasceu uma criança muito diferente dos outros curumins: era branca como leite, tinha cabelos alvos como as sábias cãs dos antigos awa-tu-a'u, os olhos eram de um verde profundo, pareciam a cor da floresta vista do alto da montanha em dia chuvoso.
A criança recebeu o nome de Maní e a notícia do seu nascimento, assim como das circunstancias peculiares desse acontecimento, espalhou-se rapidamente. Todos que ouviram falar sobre ela vinham de todos os lugares para vê-la e confirmar aquela estória singular.
Parte II
Várias luas se passaram e a criança, que estava sempre risonha e crescia em perfeita saúde, de súbito, sucumbiu à única e inexorável certeza que a vida reserva. A tristeza espalhou-se tornando sombria aquela linda manhã de sol.
Arumarã, pretendendo garantir proteção à infante alma, ofereceu-lhe lutuoso abrigo: levantou uma oca sobre o derradeiro e definitivo leito.
Algum tempo depois brotou naquele lugar uma plantinha desconhecida, nem os habitantes mais antigos daquelas redondezas souberam identificar.A planta crescia a cada dia e quando estava mais alta que o próprio cacique, fendeu-se o solo ao redor do caule, expondo as grossas raízes.
Curioso, Arumarã arrancou a planta da terra, limpou cuidadosamente as raízes e chamou toda a tribo para vê-las, pois eram da cor dos curumins.
Ao retirar-se a fina pele marrom, descobriram que existia outra, branquinha como a cor de Maní. As mulheres acharam que as folhas da planta tinham a mesma cor dos olhos da criança e ninguém teve dúvidas de que se tratava de um presente de Tupã.
As raízes foram utilizadas como alimento e pedaços do caule foram distribuídos aos mais velhos, que os enterraram, cada um em sua oca, onde nasceram outras plantas iguais a primeira.
Com o passar do tempo o cultivo da planta foi passado de geração para geração e hoje nós também a conhecemos, é a mandioca.
Léxico:
Awa-tu-a'u – homem velho ou pessoa idosa.
Curumim – criança
He-maran-é-im – sou inocente ou sou virgem.
Menda-hab – casamento.
Tupã – Deus
Tupichab – chefe.
*Volta da lua – menstruação.
Obs.: Apesar de não ser a principal família lingüística predominante na extensão do rio Xingu, optou-se por termos do Tupi para a composição deste texto.
Manoel Brandão Nobilli

(Encontrado em http://www.webartigos.com/articles/24838/1/a-lenda-da-mandioca/pagina1.html)
(Abaixo, uma versão narrada da lenda da mandioca.)

2 comentários:

  1. Já conhecia a lenda!
    Geralmente essa lenda é passada nas escolas em agosto, mês do folclore!
    Muitas crianças já a conhece!
    Mas gostei de você reforçá-la!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. vc ja viu as referencias à brancura da pele que existem em lendas e contos de fadas? branca de neve, cinderela, o papai noel que vc já comentou...isso pq nem entendo desse assunto, apenas me lembro de alguns detalhes. albinismo e seus mistérios,rs.
    bj!

    ResponderExcluir