segunda-feira, 14 de abril de 2014

CAIXA DE MUSICA 121

Roberto Rillo Bíscaro

Em novembro, resenhei o documentário When Albums Ruled the World, que conta a ascensão do LP a partir da segunda metade dos anos 1960 (leia aqui). Um dos responsáveis pela consolidação do bolachão de vinil como objeto de desejo do consumidor pop foi o multiplatinado Goodbye Yellow Brick Road (GYBR), de Elton John (1973). O álbum duplo lançou o cantor ao superestrelato global e transformou-o de vez no tipo de artista que 4 anos depois o movimento punk execraria.
Mês passado saiu a edição super deluxe, celebrando as 4 décadas desse importante trabalho, repetidas vezes presente em listas de discos mais influentes da história da música pop. São 4 CDs e um DVD (não vi: não sou fã de Elton, apenas apreciador de muitas canções).
O CD 1 traz GYBR remasterizado. Sob o risco de ser queimado como herege, continuo achando um exagero a duplicidade o álbum, exemplo da autoindulgência setentista.  Os 11 minutos da progressivóide Funeral For a Friend/Love Lies Bleeding e faixas como Dirty Little Girl não estão à altura de obras-primas como a faixa-título ou Candle In the Wind, tributo definitivo à Marylin Monroe, que, 25 anos mais tarde, em roupagem nova foi reeditada com esmagador sucesso pra homenagear a Princesa do Povo. GYBR atira pra tudo quanto é lado; tem reggae esquisito (Jamaica Jerk-Off), country faceiro(Social Disease), balada country (Roy Rogers), roquinhos legais tipo Saturday Night’s Alright for Fighting e delicinhas como Bennie and the Jets, Harmony e aquele final lindíssimo, com violinos e guitarra chorona de I’ve Seen That Movie Too. 

O CD 2 tem 19 faixas: versões demo, acústicas ou bônus do próprio Elton e regravações de canções de GYBR por outros artistas. O primeiro grupo é sempre pra fãs inveterados; ouvintes casuais geralmente caem de sono ou não se comovem com tais mimos. Além de fanáticos, quem realmente precisa de uma demo e de uma piano demo de Grey Seal? Philadelphia Freedom, single de 1975, com seu instrumental aerado é ótima adição, assim como a cover de Elton pra Pinball Wizard, do The Who. O single de Natal de 1973 também está incluso, mas serve pra devotos, a não ser que você queira conhecer a vulgarete Ho! Ho! Ho! (Who'd Be a Turkey), com humor bem tipicamente britânico. Bonitinha, mas, como diria Nelson, ordinária.  Jack Rabbit, lado B do single pra Saturday Night’s  Alright for Fighting é country daqueles bem caipiras, o que nos leva pra parte das regravações.
Parece tributo country a GYBR. Hunter Hayes, The Band Perry, Zac Brown Band são nomes norte-americanos do sertanejo de lá e desse grupo destaca-se o primeiro com sua cover pra faixa-título. Obviamente não ultrapassa a original, mas se não tivéssemos parâmetro de comparação seria bem agradável. No começo dos anos 90 – pouco antes ou na época em que diversos dos artistas agora regravantes estavam nascendo – saiu Two Rooms, álbum-tributo a Elton John e Bernard Taupin. Sinead O’Connor escolheu a balada oitentista Sacrifice, despiu-a e botou-lhe a roupa que quis, transformando-a em sua, mas mantendo algo do original. Emeli Sandé é quem mais se aproxima da competência da irlandesa maluca e careca. Sua versão de All the Girls Love Alice troca a roupagem rock-comportado do original por uma mais eletronicamente contemporânea, mas mantendo um vocal que de certa forma, tem mais inflexões dum certo Elton John do que a versão do próprio. O resto é resto e sugiro distância de Benny and the Jets, dum tal Miguel feat. Wale, que dá vontade de processar por desserviço ao original. 

Os CDs 3 e 4 são registros dum show no Hammersmith Odeon, em Londres. Várias vezes a versão ao vivo ultrapassa a de estúdio, mas registros de shows podem ser armadilhas pra ouvintes casuais.  Canções estendidas, afinação de instrumentos e falação com o público podem funcionar no momento do espetáculo, mas fora desse contexto podem chatear. Sir Elton não chega a isso, mas nada acrescenta a nenhuma faixa de estúdio e 8 minutos de Saturday Night’s Alright for Fighting não são bolinho. Ele é um cantor correto. Só. É agradável como interpreta suas canções, mas quando apela pro falsete... Nos finais de All the Girls Love Alice e Benny and the Jets parece que estourou briga no galinheiro. E o que dizer da experiência natimorta de “duelo” entre voz e guitarra no fim da energética Love Likes Bleeding? Menos, gata, seu nome não é Gal!
Quando GYBR completou 30 anos, saiu edição deluxe; 40tão, essa super deluxe. Torçamos pra que o músico não desencarne nos próximos 10 anos, caso contrário, na edição comemorativa de meio século, corre-se risco de vir uma cápsula com um punhado de suas cinzas no pacote. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário