quinta-feira, 24 de abril de 2014

TELONA QUENTE 86

POR DETRÁS DA MÁSCARA

Roberto Rillo Bíscaro

Qualquer história que se preze do cine de horror reservará espaço e elogio à Halloween (1978), de John Carpenter. A produção independente custou pouco mais de 300 mil dólares e faturou mais de 50 milhões. Gerou varias continuações, a refilmagem de Rob Zombie e, mais importante, estabeleceu as principais convenções dos slasher films, subgênero dominante do cine de terror da primeira metade dos anos 1980.    
Se você entende inglês, vai achar o documentário Halloween: a cut above the rest (2003) muito informativo. Cenas do filme e entrevistas com o diretor, elenco, produtores e críticos dimensionarão a importância de Halloween na cronologia dos filmes de horror e darão detalhes de enquadramentos, relacionamento da equipe, de onde veio a máscara e o nome do assassino em série Michael Myers. Vez mais o canadense Black Christmas (1974) é deixado de lado como influência, mas Carpenter menciona o francês Les Yeux Sans Visage (1960), inspirador da máscara. 


BELA POLIGLOTA
Enquanto procurava vídeos pra postagem sobre cinema da próxima quinta, encontrei delicioso exemplo de globalização. Uma canção do desenho A Bela Adormecida, da Disney, em diversos idiomas. 

Japonês:

Alemão


Francês


Italiano


Dinamarquês


Norueguês

Hebraico


Grego


Árabe


Espanhol, na versão de 1959


Espanhol, versão século XXI


Inglês


Português brasileiro


Holandês


Húngaro


Búlgaro


Sueco


Turco


Sérvio


Croata


Ucraniano


Finlandês


Russo


Coreano


Tcheco


Polonês


Romeno


Albanês


Português de Portugal

Nenhum comentário:

Postar um comentário