terça-feira, 22 de abril de 2014

ALINE DISSERTA

Recentemente, minha companheira de trabalho, a pedagoga Aline Graciele Nendonça, defendeu sua dissertação de mestrado na Universidade Estadual de Londrina, a UEL.
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO ENSINO TÉCNICO DE
NÍVEL MÉDIO: DESAFIOS E PERSPECTIVAS pode ser útil pra profissionais da área de educação, por isso, compartilho o link de acesso, mas antes, vejamos o resumo do trabalho:



"O foco desta pesquisa foi refletir sobre as concepções e práticas de avaliação da aprendizagem em cursos técnicos de nível médio. Buscou-se
responder ao seguinte problema: Que dificuldades são encontradas nas práticas avaliativas dos professores que atuam nos cursos técnicos concomitantes ou subsequentes de nível médio e que possibilidades podem ser vislumbradas na busca de aprimoramento do trabalho pedagógico?
O objetivo geral foi identificar e analisar desafios e perspectivas nas práticas avaliativas e suas relações com a formação pedagógica dos professores que atuam nos cursos técnicos concomitantes ou subsequentes de nível médio de uma instituição pública.
Trata-se de uma abordagem de pesquisa qualitativa com estudo exploratório-descritivo: com base principalmente em Cunha (2005, 2000),
Depresbiteris (2011), Depresbiteris e Tavares (2009),Freitas (2012),Hadji (2001), Hoffman (2009a, 2009b e 2010), Luckesi (1998, 2006, 2011a, 2011b) e Perrenoud (1997,1999) e a análise dos dados buscou uma aproximação possível com a proposta dialética de Minayo (2010).
Foram consultados, por meio de
questionários com questões abertas e fechadas, 27 docentes que lecionam ou lecionaram no ensino técnico da instituição envolvida, sendo que catorze destes realizaram, após manifestarem disponibilidade, entrevista semiestruturada, visando aprofundar os temas presentes no questionário.
Também foram utilizadas 211 respostas de alunos por meio de análise de um dos documentos consultados, a avaliação institucional. Nas análises
foi constatado que, tanto nas perspectivas dos alunos quanto dos professores, estão presentes duas vertentes sobre avaliação da aprendizagem: uma voltada à pedagogia tradicional, baseada na verificação, no produto final e a outra voltada à avaliação como processo integrante do ato educativo.
Ficou evidenciado que a falta de conhecimento pedagógico articulado à
realidade do ensino técnico acerca das práticas avaliativas e o perfil dos alunos quanto a não terem hábitos de estudo e possuírem muita defasagem escolar são dificuldades encontradas pelos docentes que atuam nesse ramo de ensino. O fato de os docentes possuírem formação pedagógica não garante que esses conhecimentos interfiram em suas práticas docentes, porém foi verificado que os cursos ofertados pela instituição possibilitaram à maioria dos docentes que o cursaram, melhorarem suas práticas avaliativas.
Está indicado que não basta qualquer formação pedagógica mas uma direcionada às especificidades do ensino técnico, pois para atuar nesta modalidade é necessário ter o conhecimento específico e o pedagógico
articulados com o mundo do trabalho."

A dissertação pode ser acessada em:
 http://www.uel.br/pos/mestredu/images/stories/downloads/dissertacoes/2014/2014_-_MENDONCA_Aline_Graciele.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário