quinta-feira, 28 de abril de 2011

PENA QUE NÃO É MINTCHURA

Em 1983, a filha de Leonel Brizola lançou um álbum pop. O único sucesso de Neuzinha Brizola foi Mintchura. Na segunda-feira pós-Fantástico, onde o clipe foi exibido, cheguei à escola assobiando e cantarolando “Mintchura, mintchura, a cobertura era um quitinete e a festa era mintchura”. Estava no segundo colegial, my sweet sixteen...
Eu ainda não possuía meu tão cobiçado rádio FM e na AM daqui a canção não fez sucesso ou sequer compraram o disco. Então, ouvi pouco a canção, mas o refrão sempre ficou grudado. Mais pro final de 83, comprei um rádio que sintonizava FM, mas, ou a onda de Mintchura já passara ou também não fez muito sucesso nas FMs regionais. Quase nunca tocava.
Também apareceu uma paródia da canção e da cantora. Como Neuzinha era filha de político influente, o pessoal da Jovem Pan zoou e criou a “cantora” Creuzinha Montoro, em alusão ao governador de São Paulo, Franco Montoro. Naquela época, os pais do pessoal do Pânico acho que ainda eram adolescentes... O sucesso da Jovem Pan era o humorista Serginho Leite. Foi ele quem criou a Creuzinha, que cantava Verdjura. Essa eu ouvi menos ainda, mas sempre preferi a Mintchura da Neusinha.         

Neusinha deu alguns escândalos envolvendo drogas e uma sessão de fotos pra Palyboy, que foi suprimida e censurada pelo papai poderoso. Depois sumiu do mapa e virou cantora dum sucesso só.
Neusinha Brizola faleceu ontem, aos 56 anos, devido a complicações pulmonares decorrentes de hepatite.
Outra personagem dos anos 80 que se vai. Queria que a notícia fosse mintchura. 

Um comentário:

  1. Neuzinha
    Pode ter dado problemas ao pai. Mas pelo menos existia. Os jovens de hoje não tem indentidade, são todos clones de uma epoca que retratam a influencia da midia e tipos iguais de uma forma linear. Quais os ideais des jovens de hoje? Drogas? Futebol? Coitados.
    O país viv e uma crise de falta de idealistas, pra melhorar esta classe politica tão desmoralizada.

    ResponderExcluir