quarta-feira, 16 de junho de 2010

SOU CAPAZ DE FAZER TUDO O QUE QUISER

















Mais um relato enviado por uma pessoa com albinismo que superou preconceitos internos e externos. Grande exemplo para albinos e não-albinos!

Obrigado, Fabiana!


Meu nome é Fabiana, tenho 34 anos, formada em Administração de Empresas, Nasci em Guarulhos, mas moro hoje em São Paulo (Capital). Sou casada e tenho dois filhos lindos.

Como todos os albinos, sofri muito preconceito na infância. Na verdade, sofria vários tipos de preconceito: pela cor da pela, por ter uma irmã negra ou por ser filha de mãe negra! Tinha os que achavam que eu era adotada, outros achavam que minha irmã era minha babá. Assim, vocês podem imaginar; realmente, as pessoas são muito criativas, pena que nem sempre utilizam essa criatividade para o bem.

Fui criada cheia de cuidados, de restrições. Isso não pode, aquilo não pode, até que, com 10 anos, tive minha primeira e única crise de rebeldia. Sai com minha irmã para o clube e dei um jeito de tomar sol, pois naquele dia eu ficaria morena. Nem preciso contar o que aconteceu, né? Tive queimaduras de segundo grau e desidratação. Fora a bronca que levamos da família inteira...

A partir dai, comecei a pesquisar em bibliotecas, saber o que era realmente o albinismo e a me aceitar como sou. Mas, era muito retraída, pois, sempre fui o centro das atenções. É horrível chegar a um lugar estranho e se dar conta de que todos estão olhando para você...

Com 15 anos entrei em um curso de teatro, onde aprendi uma das lições mais importantes da minha vida: que sou capaz de fazer tudo o que quiser, basta meu empenho.

Apesar de algum preconceito na adolescência, não tive problemas com namorados. Namorei mais do que muitas amigas minhas! (rs) Estou casada há 9 anos e tenho dois lindos meninos, hoje com 5 e 2 anos. Há seis meses assumi profissionalmente minha "deficiência visual por baixa acuidade visual em ambos os olhos", por não ter mais vergonha de mostrar que tenho limitações e por estar segura de que tudo o que conquistei até agora foi por mérito meu e não para "cumprir cota".

Fico muito feliz em compartilhar alguns momentos da minha vida com vocês e gostaria de dizer, principalmente aos mais jovens - Acreditem em vocês! Nas suas qualidades, habilidades... Não dêem ouvidos aos preconceituosos. Acreditem no seu potencial.

Um grande abraço a todos

Atenciosamente,

Fabiana Ferreira

(O relato da Fabiana me lembrou uma canção estupidamente chique da Sade. Dentre outras coisas, a letra diz: não há limites para o que você pode fazer, é hora de começar a acreditar em você mesmo e não por a culpa nos outros. )

2 comentários:

  1. Oi Fabiana meu amor ja falei com você no msn é bom ter você perto de nós os albinos .Miguel J. Naufel

    ResponderExcluir
  2. parabéns ....fabiana
    vc é uma vencedora...
    até semana passada eu não sabia o que era albino, foi ai que tivemos no colégio uma palestra sobre o tema , e como as pessoas sofre com isso e muita gente nem sabe oque é...

    Márci.l

    ResponderExcluir