sábado, 19 de junho de 2010

HIGIENE 3D

Especialistas sugerem que óculos 3D sejam limpos com álcool em gel
Produto deve ser passado na lente e na armação


“É melhor prevenir do que remediar”. A máxima ditada por especialistas da área da Saúde vale para as pessoas que vão assistir filmes 3D, tecnologia que invadiu as salas de cinema do país e requer óculos especiais para acompanhar as cenas. Apesar de os locais de exibição garantirem que os acessórios são higienizados após a exibição, especialistas sugerem aos cinéfilos que passem álcool em gel neles antes da sessão. Oftalmologista Sérgio Penna Barbi, presidente do Departamento de Oftalmologia da Associação Médica de Minas Gerais (AMMG), diz que "o usuário pode fazer a própria higienização e evitar problemas com as doenças oculares". O produto deve ser passado na lente e na armação, principalmente na haste bem perto dos olhos. Os óculos 3D são essenciais para que se tenha a sensação de tridimensionalidade proposta pela produção cinematográfica. Se em 1970 os acessórios cedidos para estes filmes eram descartáveis, feitos com papelão, os usados atualmente exigem acessórios compatíveis com os avanços da tecnologia e são mais resistentes e com lentes especiais.
Apesar de o oftalmologista Canrobert Oliveira, do Hospital Oftalmológico de Brasília (HOB), defender óculos 3D individuais, que possam ser levados para casa depois do filme, o custo do artigo ainda é bem alto: em torno de R$ 160.
Porém, para que os ingressos não fiquem com os preços salgados, a alternativa é ceder os óculos, recolhê-los ao final de cada sessão e fazer a esterilização para serem novamente usados. Penna diz que "nem sempre é assim que acontece”.
Se a limpeza não é feita corretamente, óculos sujos, que passam de mão em mão e de rosto em rosto, podem disseminar doenças infecciosas, principalmente a conjuntivite virótica. Os olhos ficam inchados, lacrimejantes e comumente embaçados – até mesmo a claridade incomoda. O processo de tratamento é bastante demorado.
O coordenador de Oftalmologia do Hospital Lifecenter, Henrique Vizibelli, afirma que os riscos existem, mas são pequenos.
– Não é preciso deixar de ir ao cinema 3D por causa disso.
Em Belo Horizonte, os cinemas oferecem os óculos devidamente lacrados. Antes disso, no entanto, já foram usados, esterilizados e empacotados novamente. Há salas de exibição onde os óculos são usados cerca de 20 vezes. Depois de recolhidos, são higienizados e oferecidos nas sessões na semana seguinte.
Para Penna, que já assistiu a um filme com os óculos, a questão ainda precisa ser bastante discutida.
– Mas não custa nada se precaver.
Já Vizibelli diz que ainda vai assistir a um filme produzido com a tecnologia, mas pretende levar lenços umedecidos com álcool, comprados em farmácia, para fazer a assepsia dos óculos.
O engenheiro Eduardo de Barros Gomes, de 41 anos, não se preocupou com essa limpeza quando foi a uma sala 3D, pois acreditava que eles eram novos e seriam levados para casa.
– Foi quando abri o meu e vi a lente arranhada que percebi que ele já tinha sido usado.
A mulher de Eduardo, a engenheira Raquel da Silveira Assis, de 36 anos, mesmo tendo em mãos os acessórios dentro do plástico, disse que pode se prevenir ainda mais.
– Da próxima vez vou levar o álcool em gel.
No caso dela, os óculos de grau usados no dia a dia foram uma proteção a mais. De acordo com oftalmologistas, eles mantêm os óculos 3D distantes dos olhos, pois entre eles estão as lentes corretivas.
Para a arquiteta Flaviana Basotto, de 39 anos, os cuidados são essenciais, mas a questão não a preocupa tanto.
– Quando assisti ao filme, peguei os óculos e verifiquei se eles estavam sujos, mas estavam perfeitos, sem qualquer arranhão, inclusive. Não podemos ficar muito preocupados com isso, senão não faremos mais nada.
Os óculos 3D não causam problemas de visão, diz o oftalmologista Sérgio Penna. Os acessórios, porém, podem servir de alerta para alguma disfunção ocular, como miopia, hipermetropia ou astigmatismo. Dores de cabeça e sensação de vista cansada, sintomas apresentados pelo espectador durante o filme, podem ser decorrentes de algum problema de visão já existente e ainda não cuidado.
– Assim, a recomendação é que a pessoa procure um médico especialista. E quem usa óculos ou lentes não devem tirá-los para ver o filme.

(Encontrado em http://noticias.r7.com/tecnologia-e-ciencia/noticias/especialistas-sugerem-que-oculos-3d-sejam-limpos-com-alcool-em-gel-20100224.html )

(Um pouquinho de Techno polonês pra aquecer pra balada de sábado!)


Nenhum comentário:

Postar um comentário