quinta-feira, 10 de junho de 2010

ROSÁCEA

À medida que os contatos se fazem mais amplos devido à repercussão de nossa luta, surgem pessoas e grupos até agora igualmente esquecidos, mas que partilham de problemas semelhantes aos nossos. Isso é muito salutar porque agrega forças a nosso movimento e nos faz mais atentos às realidades dos demais.

Ontem, recebi email de uma mulher que tem rosácea. Reproduzirei, mediante autorização, partes da mensagem:

Tenho um problema na pele do rosto chamado rosácea ( começou há 3 anos), que tem algumas características semelhantes às pele de um albino: não posso me expor à luz solar ou qualquer outro tipo de radiação, como luz elétrica em excesso, usar notebook por algumas horas também me afeta a pele, pois ele dissipa muito calor; mesmo que não me exponha à luz solar direta, o calor ( ou frio) mais forte me afligem. Estou tendo que alterar muitos hábitos em minha vida. Se pudesse, trocaria o dia pela noite, pelas limitações que essa doença está me impondo. Quando me exponho a estes fatores que citei, a pele do rosto fica muito vermelha e queimando muito. Tenho feito tratamentos diversos e não têm surtido muito efeito.

(...)

Os tratamentos são muito caros, o bloqueador solar que uso é fator 100, então imagine o preço. Tenho procurado muito na internet e ainda não consegui localizar [grupos de pessoas com rosácea]. Nem os dermatologistas conseguem me informar.


No site ABC da Saúde, encontrei explicação detalhada sobre as características da rosácea. A reprodução de textos contidos ali é permitida apenas mediante autorização. Posto não ter ainda recebido resposta à mensagem enviada, creio que posso publicar apenas o link de acesso:
http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?370

A constatação da existência de outras minorias enfrentando problemas similares aos dos albinos leva a três considerações, que chamarei de emergenciais:

1 – A imperativa necessidade da ANVISA repensar a classificação do protetor solar como cosmético e indexá-lo como medicamento. Isso tornaria o produto mais acessível.

2 – A necessidade de estabelecermos coalizões com grupos em situação similar à nossa a fim de que projetos de lei possam beneficiar o maior número possível de pessoas.

3 – A necessidade de divulgação dos problemas enfrentados pelos grupos diversos, afinal, se não se fala, há poucas chances de que alguém ouça.

(Reivindicar é urgente e necessário. Reivindicar ao som de Djavan e Chico Buarque é luxo de brasileiro! E podem me chamar de ufanista que não tô nem aí!)

2 comentários:

  1. eu tenho rosacea... desde os 13/14 anos... tenho 19. Ninguém merece ter rosacea, mas não é a unica!acredite!

    ResponderExcluir
  2. Um execelente tratamento para Rosacea, e a luz intensa pulsada, Adena e Anthelia, qualquer uma desses aparelhos, consegue dar o resultado da melhora da rosacea, nao sei de quais locares vcs sao, mas procure clinicas medicas etc, que tenha esse equipamento. E otimo, podem acreditar.

    ResponderExcluir