terça-feira, 29 de junho de 2010

GOL DE PLACA DA TV ARGENTINA


Roberto Rillo Bíscaro

A TV argentina marcou um golaço de placa ano passado. Entre abril e dezembro, o canal El Trece exibiu a multipremiada série Tratame Bien. http://blogs.eltrecetv.com.ar/tratamebien/
Em 37 capítulos, o telespectador conheceu os problemas e alegrias duma família de classe média, de descendência armênia (me deu uma vontade doida de ir a um restaurante armênio. Pretendo fazê-lo em julho, durante minhas férias portenhas!).
O casal José e Sofia Chokaklian vivem em um apartamento em Buenos Aires, com seus dois filhos, Helena e Damián. Também constituem o arcabouço familiar o irmão de José, Hernán, e a empregada Rosa (dale!). Há também o meu xará Roberto, o cão, que aparece nos capítulos iniciais...
A trama se inicia com os problemas financeiros da loja de brinquedos de José, o que causa atritos com a bem-sucedida grife infantil de Sofia. Isso é pouco, entretanto, pro que está prestes a acontecer e desencadear o conflito dramático em ritmo acelerado que marcará toda a série. José tem um caso extraconjugal com uma prima e, da maneira mais desajeitada possível, confessa o affair à esposa. Depois disso, a crise do casal se acentua com revelações sucessivas de segredos do passado vindo e vários tópicos vividos pelos filhos e demais personagens que envolvem alcoolismo, drogas, paternidade desconhecida revelada, relacionamento intergeracional, gravidez não-planejada, pornografia online, compulsão por comida e mais. Não há tédio no tempo diegético de Tratame Bien!

A tônica da série é que, apesar dos enormes contratempos enfrentados, a família se ama e se une nos momentos de crise. Baseados no modelo freqüente da TV norte-americana, muitos dos capítulos se encerram ou têm seus momentos mais tocantes quando os Chokaklian estão reunidos depois de brigas monumentais, ao som de alguma canção, fazendo algo juntos.
As discussões e diálogos várias vezes me lembraram outra série favorita, In Treatment, da HBO. Isso se acentuou porque, por falta de um, há 3 psicanalistas em Tratame Bien! José e Sofia têm seus terapeutas próprios e ainda fazem terapia de casal com outra. Nas cenas de consultório, muita mágoa vem à tona, muito choro, mas também algum riso. O paranóico José demora pra se acostumar ao suposto odor de maconha do consultório de Clara, a terapeuta de casais. Quando Clara vai viver com Arturo, analista de José, a neura de Chokaklian continua.
O bom humor da série é contagiante. O que poderia facilmente descambar prum melodramão deprimente e cheio de clichês psicanalíticos se torna um prazer pra assistir devido aos diálogos saborosamente ágeis e bem sacados, repletos de gírias argentinas, palavrões e muitas piadas e trocadilhos, que levam ao (sor)riso em meio a alguma cena dramaticamente contundente. José é o campeão das tiradas sarcásticas e mal humoradas, mas não menos engraçadas.

Somados ao roteiro esperto e bons diálogos, estão os atores, muito bons na média. A atenção acaba se voltando ao casal Sofia (Cecília Roth) e José (Júlio Chávez), não apenas porque são os protagonistas, mas também pela fama internacional dos dois. Roth e Chávez já atuaram juntos na mundialmente aclamada Epitáfios, outra série argentina arrasa-quarteirão, que conquistou até o fechado mercado norte-americano, refratário a legendas.
Ambos estão ótimos interpretando personagens que não são bons nem maus, são seres humanos, que erram, acertam, enfim, fazem o que podem. Ninguém é herói ou vilão em Tratame Bien.
Júlio Chávez faturou prêmio de melhor ator de TV argentino pelo papel de José. Reconhecimento merecido. Ele está perfeito. Sem dúvida, o melhor ator argentino da atualidade, quase sempre rouba as cenas onde aparece: a gente quer ver o que está fazendo com as mãos, suas expressões faciais, e, sobretudo, sua metralhadora verbal ressentida, paranóica, mas também divertida e cheia de ternura.
Não sei se algum canal brasileiro exibiu/vai exibir Tratame Bien. Se não o fez/fizer, estarão tratando o público nacional nada bem...
(Abaixo, a canção-tema de Tratame Bien, cantada por Fito Paez. Há semanas, isso vem bombando na minha boca/cabeça e continuará bombando no mp3 player, durante as férias.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário