quarta-feira, 23 de junho de 2010

FILME NACIONAL COM PROTAGONISTA ALBINO!

Em janeiro, descansei 2 semanas em São Paulo (http://www.albinoincoerente.com/2010/01/minhas-ferias.html ).

No penúltimo dia de férias, almoçava nas imediações do Viaduto Santa Ifigênia, quando soou o celular. Do outro lado da linha, Guilherme Motta, voz grave, que se apresentou como cineasta. Concluía roteiro de um filme para TV e me informou que o protagonista seria uma pessoa com albinismo.

Animei-me imediatamente. Faz tempo que bato na tecla de que necessitamos de representações positivas sobre albinismo nas telas, tão saturadas de vilões e albinos doidos ou paranormais.

Guilherme perguntou-me se não me interessava em ler o roteiro a fim de opinar. Aceitei o convite e, quando voltei de férias, o texto estava em minha caixa de emails.

A história chama-se Andaluz – nome do personagem central – e traz um albino catador de papel, que, ao final, é a chave para a resolução de um mistério presente na trama.

Escrevi ao cineasta dando algumas sugestões acerca de pontos duvidosos da trama. Após intensa troca de emails, recebi a versão final do telefilme, que seria submetida a um grupo de pareceiristas da Secretaria Estadual de Cultura do estado de São Paulo. Caso selecionado, o roteiro seria financiado e exibido na TV Brasil e na TV Cultura (SP).

Roteiro pronto, era hora de começar a pensar no elenco. Se aprovado, o projeto de Motta começaria a ser rodado quase imediatamente.

Perguntei a Guilherme se procuraria uma pessoa com albinismo para o papel do albino. Diante da afirmativa do roteirista, escrevi a Andreza Cavalli a fim de que indicasse possíveis albinos residentes em Sampa ou adjacências, uma vez que o filme – a ser gravado em HD - seria rodado na capital paulista.

Andreza enviou relação com nomes, telefones e emails de alguns, a qual passei para Guilherme, que parece ter gostado de um deles. Evitei especular a respeito com ele porque como sou um pouco supersticioso com relação a divulgar coisas ainda não concretizadas, deduzo que haja mais gente como eu! Passei a lista, ele me disse que um o havia lhe agradado em particular, me disse quem era, mas não fiz mais perguntas.

Quando estive em São Paulo para gravar o depoimento para a novela Viver a Vida, almocei com Guilherme. Tudo estava em compasso de espera porque ele dependia da aprovação do projeto para liberação de verbas e efetivo início das filmagens. Ele garantiu-me, entretanto, que em princípio a personagem seria realmente interpretada por uma pessoa com albinismo.

Disse a ele que isso o colocaria numa posição de vanguarda. Muitos dos “albinos” que vemos na tela são não-albinos maquiados.

Além disso, o único filme que conheço onde há um personagem albino representado de forma mais positiva é o filme islandês Noi Albinoi, mas o ator não é albino.

Semanas se passaram em quietude, porque esperávamos a decisão do júri acerca da seleção do projeto...

Agora, é com prazer que anuncio aos leitores – em primeira mão! – que a luz verde foi dada e em breve teremos o primeiro filme no mundo a apresentar um protagonista albino e ainda por cima, herói da trama!!!!

Essa honra caberá a Guilherme Motta devido à sua bela iniciativa inclusiva e também ao Brasil (ufanismo sim, e daí?).

Louros devem ser conferidos ao comitê selecionador, sensível ao compreender a importância da presença de um albino para nossa inclusão na sociedade.

Agradecimentos á Andreza Cavalli, que, a partir de seu trabalho com os albinos no Orkut, pode fornecer a lista de nomes.

Fico honrado em ter colocado o dedo no projeto, ainda que modestamente e deixo este espaço aberto ao Guilherme e a toda sua equipe. Contem comigo no que eu puder colaborar.

Farei o meu melhor para manter os leitores informados a respeito de cada passo da produção.

Só espero que o Guilherme tenha paciência para me agüentar perguntando, perguntando, perguntando...

(Esse filme será um lance muito legal para as pessoas com albinismo. Nada melhor que Guilherme Arantes em homenagem ao Guilherme Motta, não acham?)

6 comentários:

  1. Roberto, em nome de toda equipe que trabalha e trabalhará no filme Andaluz agradeço seu apoio nos colocando a total disposição. Seu blog tem sido uma enorme fonte de inspiração e informações desde o começo do projeto e desta forma espero tê-lo, assim como seus leitores e colaboradores, como indispensáveis parceiros nessa empreitada. Abraços e sucesso pra todos nós.
    Guilherme Motta

    ResponderExcluir
  2. Roberto, que notícia bárbara!!!!!!!!!!!!!!!
    Ponto pra Causa! Até que enfim a mídia está despertando para a necessidade de conferir visibilidade às pessoas com albinismo e trazendo com isso a discussão pelas garantias dos direitos sociais desse grupo secularmente marginalizado. Parabéns a vc, Andrezza, Guilherme e toda a equi´pe e pessoas que se empenharam na empreitada. Hoje é um dia feliz para as pessoas com albinismo e para todos aqueles que militam na Causa. Estamos Juntos!

    ResponderExcluir
  3. ÔBA!!!
    Quanto tempo de espera, mas valeu muito!
    Parabéns Roberto e Andreza!
    Estamos na torcida!!!

    ResponderExcluir
  4. oi a todos!!
    parabéns a todos nós, albinos, por mais essa conquista!!
    fico contente pela iniciativa do guilherme e que bom que o roberto deu uma forcinha ao pessoal!!
    grande beijo e sucesso!!

    ResponderExcluir
  5. Ah, Roberto, muito bom!

    Mantenha-nos informados, pois não quero perder a estréia. O que me encanta em ser brasileira é esse glóbulo chocolate que temos na veia e que nos encoraja a vencer as adversidades. Mas... como disse Guimarães Rosa: "A vida? O que ela quer da gente é coragem".
    Staël Gontijo
    Jornalista/Escritora - MG

    ResponderExcluir
  6. GOSTO MUITO DE SABER QUE ESTAMOS GANHANDO UM ESPAÇO NA MIDIA O ALBBINISMO VEM SENDO IGNORADO ATEMPOS ESTA E UNMA OPORTUNIDADE DE MOSTRARMOS PARA OMUNDO COMO SOMOS DE VERDADE PARABEMS GUILHERME PELA CAUSA GRAÇA ROCHA

    ResponderExcluir