sábado, 12 de junho de 2010

DIVERSIDADE NO DIA DOS NAMORADOS








Altair e Maria da Graça: namorados para sempre

Deficiência mental não impede que os dois vivam juntos - e muito bem

O que uniu esse casal é considerado diferença para muitas pessoas: Altair Taborda, 58, e Maria da Graça Agostinho, 53, se conheceram no serviço de Residência Terapêutica da prefeitura, onde moravam.

Os dois são portadores de deficiência mental e, há 3 anos, festejam juntos o Dia dos Namorados - que, em 2010, cai no próximo sábado: "Onde quer que eu vá, ela vai junto."

Altair fugiu com o circo quando tinha 6 anos, viajou para lugares como Argentina, Bolívia e México. Teve dois filhos com uma mulher que namorou no circo. Foi ter "paz no coração", como ele mesmo disse, quando veio para Bauru e conheceu Maria da Graça.

Altair ajudava a enfermeira a distribuir remédios para os internos da residência. Em um desses passeios, encontrou Maria. "Logo que ela me viu, já foi dizendo: ‘Eu gosto desse homem.’ Eu fingi que não era comigo, mas comecei a acreditar."


Altair Taborda e Maria da Graça na casa onde vivem na Bela Vista: união fortalecida a cada dia e sem espaço para tristeza
‘Fico abismado’
No começo, os dois namoravam na sala de televisão da residência e continuavam dormindo em blocos separados: ele no masculino e ela no feminino. Com o tempo, a coisa foi ficando séria e eles não queriam mais dormir separados.
A coordenação da residência, então, deixou que dividissem um quarto. Ainda assim, o casal não se sentiu à vontade. Hoje, moram na própria residência e têm uma vida de casal.
As limitações de Maria da Graça não permitem que ela faça os afazeres domésticos e, então, Altair cuida dessa parte: "Eu lavo, passo, cozinho. As pessoas pensam que a pessoa com deficiência não tem sentimentos e não é capaz. Eu fico abismado."

‘A gente cuida um do outro’
Altair também frequenta o grupo para terceira idade da USC (Universidade do Sagrado Coração) e leva a Maria nas festas e encontros de sua turma.
Além disso, participa de aulas de teatro e sonha em se tornar um grande ator: "E a Maria vai junto comigo. Sempre".
Quando questionado sobre quem cuida de quem, Altair lança um olhar de ternura como se quisesse dizer: "Não acredito que você não saiba".
E, enfim, afirma: "A gente cuida um do outro. Nós nos amamos mais do que nunca".

(Encontrado em http://saci.org.br/index.php?modulo=akemi&parametro=29171)

(Eu não vou negar que sou louco por você...)

Um comentário:

  1. Que exemplo de vida e de amor!!!

    Sao amores assim que me dao esperanca e tocam meu coracao!

    Feliz dia dos namorados para eles!

    Bjs

    ResponderExcluir