segunda-feira, 28 de junho de 2010

ALBINISMO NO PROGRAMA DO GUGU

Ano passado, o caso da mãe afro-descendente de Olinda, que tem 3 filhos albinos, ganhou destaque na mídia nacional e estrangeira. http://www.albinoincoerente.com/2009/09/albinos-de-olinda.html

Matérias foram veiculadas em canais de TV e jornais impressos/online, despertando a generosidade da população, que doou muitos frascos de protetor solar ás crianças, além de consultas oftalmológicas e dermatológicas.

Embora o fato tenha sido tratado como sui generis, em realidade, o albinismo é prevalente entre afro-descendentes. Existe em todas as etnias, mas a incidência é maior entre negros.

Ontem, o Programa do Gugu (Rede Record) mostrou novamente as crianças albinas olindenses, no quadro onde o apresentador presenteia necessitados com casas e/ou outras coisas das quais necessitem.

Dia 9 de junho, o Blog do Gugu fez uma chamada sobre a reportagem:

Filhos albinos, casa nova

Estive gravando em Recife, ou melhor, na histórica cidade de Olinda, onde vive uma família muito pobre e ainda enfrenta um problema sério com dois dos seus filhos. Os pais são pardos e as crianças são muito brancas, cabelos claríssimos e olhos também.
(...) [S]ão crianças albinas e sofrem bastante com isso. Não podem sair ao sol, ficam praticamente trancados dentro de casa e precisam de cuidados especiais. Sem contar que lhes faltava um lugar digno para morar. Pois mais uma vez, a Rede Record promoveu uma mudança radical para esta família. E eu acompanhei muito emocionado, o drama e em seguida a alegria desta gente, que apesar de tudo, nunca deixa de sonhar.

http://noticias.r7.com/blogs/gugu/2010/06/09/filhos-albinos-casa-nova/
Como não sabia quando a matéria iria ao ar, não pude vê-la ontem, mas, caso consiga o vídeo, postarei no blog.

3 comentários:

  1. Eu não vi eles recebendo os oculos. receberam?

    ResponderExcluir
  2. .... Assisti o programa...pelo acaso...mas fiquei preucupada com a condição das crianças não estarem alfabetizadas...algo essencial...que uma boa professora pode alcançar com alguns recurso adaptados...seria bom se pudessem ter esta professora...e o menino mais novo...quicava para todo lado...desconfio que ou tem falta de limites, ou hiperatividade...algo que necessita ser investigado....

    ResponderExcluir
  3. OI GUGU ADOREI ESSA REPORTAGEM QUE VOCE FEZ
    NAO PRCO UM PROGRAMA SEU ,
    QUERO QUE SAIBA ,TEM MUITOS PRECONCEIYO COM O ALBINISMO DE HOJE EM DIA ,QUE DEUS CONTINUE TE ABENÇOANDO VC HOJE E SEMPRE ,FIQUE COM DEUS

    ResponderExcluir