quinta-feira, 9 de agosto de 2012

TELONA QUENTE 52

Novamente, assisti a uma animação devido à presença duma personagem com albinismo. Lembram quando vi o meio filme/meio animação Copito de Nieve? Não faz meu gênero, mas noblesse oblige.
Piratas Pirados 2012) é um desenho inglês que conta a história dum capitão perdedor, desejoso de ganhar o prêmio de pirata do ano. Além de concorrentes muito mais fortes, ele tem que se haver com a Rainha Vitória, odiadora de piratas e devoradora de animais raros e que está de olho no dodô que os tripulantes pensam ser um papagaio gordo. Também no caminho do capitão, um Charles Darwin de cara imberbe e que quer o extinto dodô pra ganhar reputação científica e... uma namorada.
Piratas Pirados coloca personagens históricas em situações inusitadas – quem pensaria num Darwin meio vilão? Ou numa Rainha Vitória sentada num trono donde controla geringonças? Hmmm, os criadores de South Park já haviam pensado em algo semelhante na sua (per)versão de Great Expectations...
Claro que a monarquia britânica não detestava os piratas que minavam seus concorrentes continentais no comércio colonial e claro também que esculachar o evolucionista Darwin numa época fértil de criacionismo tem suas consequências ideológicas. Também não me passou despercebido a insistência de que simpatizemos com ladrões – piratas são o que mesmo, heim? Depois reclamam que eu torça pro Jason no Sexta-Feira 13...
E o tal pirata albino? Olha, é supersecundário e não faz diferença pra trama. Está lá porque diversidade é bonitinho. Não que eu esperasse aulas sobre albinismo. Longe disso. Mas, os olhos vermelhos, as roupas tão descoloridas quanto a pele e a inexistência de qualquer referência à limitação visual ou à pele só me fizeram concluir que perdi meu tempo; ver o desenho serviu apenas como necessidade profissional, por causa do blog.
Sem grandes sacadas ou diálogos divertidos/sagazes, só não digo que Piratas Pirados é tão sem cor quanto pessoas albinas, porque isso nos desprestigiaria.
Aí, poderão me dizer: “ah, mas, pelo menos nesse filme não fazemos o vilão!” E pirata é o que, bebê? 

Um comentário:

  1. Olá!

    vc conhece o animê One Piece?
    Depois que a gente assiste e acompanha (são 15 anos de desenho, mais de 520 episódios) descobre que algumas coisas não são bem como os outros mostram.
    Faz a criançada querer ser tão fiel e leal aos amigos qto os personagens do desenho. Ainda não apareceu nenhum albino na história, o que não quer dizer que não apareça. Caso isso aconteça, venho avisar prontamente.

    Não assisti a esse desenho, ouvi falar mas não tive nenhuma vontade despertada para ver, mas pela sua descrição ele nem parece interessante...

    Tem coisas mais legais para ver, né? :)

    ResponderExcluir