quarta-feira, 15 de agosto de 2012

GUSTAVO LACERDA NO DAILY MAIL


O importante jornal britânico Daily Mail destacou o trabalho fotográfico de Gustavo Lacerda em elogiosa matéria, recheada de fotos, incluindo 2 minhas.
Traduzi a parte mais importante do artigo, que fala sobre o trabalho do fotógrafo:

Ridicularizados, Incompreendidos e Temidos por seus “Poderes Mágicos”: comoventes fotos de portadores de albinismo.

Um artista brasileiro criou um portfólio composto por pessoas com albinismo, juntando jovens e velhos para um conjunto de fotos comoventes.
Gustavo Lacerda, de São Paulo, desejava retratar os excluídos e trazê-los para debaixo dos refletores, através de seu trabalho fotográfico.
Pessoas com albinismo nascem com pouca ou nenhuma pigmentação nos olhos, pele e cabelo, ou, às vezes, apenas nos olhos. Os olhos são particularmente afetados e albinos podem ser frequentemente estrábicos ou apresentar baixa visão.
Lacerda encorajou um grupo de albinos a irem a seu estúdio e posarem para fotos, expostas em seu site.
“Desde o começo de 2009, tenho pesquisado o universo dos albinos e tentado trazê-los para frente das câmeras”, explicou o fotógrafo.
Ele relatou que decidiu fotografar seus modelos em estúdio, “valorizando e tentando mistificar o processo de produção, tal como nas roupas, maquiagem, cabelos e fundos”.
A ideia era colocá-los na posição de frente, uma situação distinta para aqueles que sempre têm sido excluídos”, explicou.
Lacerda contou que alguns sentiram-se desconfortáveis no início, mas também, orgulhosos.
Ele acrescentou que capturar o momento “com fidelidade tem sido um grande desafio e é nisso que reside a essência de seu trabalho.
Todas as imagens foram capturadas em digital e impressas em formato grande em Hahnemuhle Photo Rag Ultra Smooth.
 As fotos podem ser vistas no link da reportagem, em:

Nenhum comentário:

Postar um comentário