domingo, 12 de agosto de 2012

PRÓ MIGUEL NAUFEL

Acontece na Santa Casa de São Paulo o programa Pró Albino, de registro e acompanhamento médico das pessoas com albinismo no Brasil.
Nosso cronista albino, Miguel Naufel, consultou-se e está encantado. Leiam seu relato:

Você já imaginou chegar em um hospital publico e receber atendimento cinco estrelas?
Digo cinco estrelas mesmo, como um hotel de primeira classe. Foi isso o que aconteceu comigo na Santa Casa em São Paulo, capital. Cheguei às 8 da manhã e me informei onde se localizava o departamento de retina; me encaminharam ao terceiro andar de um prédio dentro da instituição. Ao entrar na sala, dirigi-me ao guichê de atendimento e perguntei:
- Tem um programa chamado Pró Albinos e gostaria de falar com o médico responsável. Pediram que me sentasse e aguardasse... Depois de uma hora  - em que conheci vários albinos, inclusive uma família na qual uma mãe, um irmão e uma sobrinha são albinos - e muito papo entrou um médico, que se dirigiu a mim:
- Olá Miguelzinho, venha comigo.
Na realidade, me espantei. Nos últimos anos, tenho vivido em hospitais públicos e não vemos esse tratamento pessoal com ninguém! O médico pegou em minha mão e levou-me até o quinto andar, entrou comigo na sala do dermatologista e disse ao médico que estava lá dentro:
- Doutor, este é o Miguel. Ele veio do interior e precisa passar pela triagem.
Fizeram vários exames médicos em minha pele, que nem sei identificar... Tiraram fotos, olharam meus hematomas e cirurgias realizadas no hospital em Barretos... Depois, me entrevistaram sobre minha vida particular, sobre albinismo e me informaram que não existem estudos sobre albinismo e que toda informação que eu fornecesse seria muito útil.
Depois de duas horas, o médico que me atendeu na recepção desceu comigo ao terceiro andar. Ele é o oftalmologista, fez mapeamento de retina, exame de fundo de olho e muitos outros exames, cujos nomes não sei. Esse médico me disse que estão testando uma nova lente de contato e que eu me enquadrava no perfil de um paciente albino que eles precisavam para testá-la.
Retornar ao hospital em setembro com meu histórico médico de Barretos e testarei as novas lentes de contato...
O atendimento para albinos é na sexta feira das 9h da manhã ao meio dia. Não precisa marcar consulta.
Atenção, atenção albinos, as coisas estão mudando!

Miguel José Naufel
miguel_naufel@hotmail.com

Ok, Miguelito, estamos esperando pelo desdobramento desse lance da lente de contato. Você contará pra gente?

Um comentário:

  1. É isso ai, com certeza temos pessoas que se dedicam ás outras pessoas, temos que aprender a prezar cada ser humano, afinal de constas todos somos seres humanos e gostamos de ser respeitados.

    ResponderExcluir