quarta-feira, 1 de agosto de 2012

ARAÇATUBA INCLUINDO

Deficientes de Araçatuba (SP) são estrelas de campanha publicitária. Mercado de trabalho é cada vez maior para portadores de deficiências.


Mesmo com um tipo de deficiência, algumas pessoas mostram que isso não é barreira para ter uma vida normal, um emprego. É o que uma campanha do Ministério Público do Trabalho tem mostrado em Araçatuba (SP).
Aos 18 anos, o analista jurídico Sérgio Henrique Rosa sofreu um acidente de carro e perdeu os movimentos das pernas. Foi assim que ele descobriu que era capaz de prosseguir. “Se eu ficasse com pena de mim mesmo, fugindo dos problemas, eu estaria fazendo mal a mim e à minha família”, afirma.
Já a musicista Ana Laura Zago é uma jovem deficiente visual que se acostumou desde cedo a se guiar pela superação. “A gente não tem de usar a deficiência para falar que não é capaz, muito pelo contrário”, diz.
O auxiliar geral Rinaldo Vieira é um cara que nasceu para felicidade geral, especialista em produzir sorrisos. E ele, junto com o Sérgio e a Ana Laura, tem em comum uma vida marcada pela superação. Pela vontade de vencer. Todos estudam, trabalham há um bom tempo. E hoje são personagens da nova campanha do Ministério Público do Trabalho de uma causa muito importante: a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho.
A última pesquisa do IBGE, realizada em 2010, apontou que quase 24% da população brasileira, tem algum tipo de deficiência. São mais de 45 milhões de pessoas, com sonhos, objetivos. Por lei, toda empresa com mais de 100 funcionários precisa reservar vagas para esse público. “A nossa missão é que aquele empregador que não seja obrigado, também contrate um deficiente, que faça valer a função social da propriedade”, afirma a procuradora do ministério Guimar Pessotto Guimarães.
A chance de trabalho é fundamental, mas é preciso que a pessoa com deficiência também compreenda que é capaz. Ana Laura aos 30 anos, já é uma profissional realizada. A cantora dá aulas de música para crianças de Araçatuba. “Procuro passar o que sei, dentro de repertório, muitos com força de vontade. Sempre falo do meu problema para eles, para que tenham força de vontade”, diz.
O Sérgio passou em um dos concursos mais concorridos do Brasil, o de analista do Tribunal de Justiça de São Paulo, e como de costume não parou de sonhar. “Pretendo prestar concurso e buscar um melhor que estou hoje”, afirma.
Já o Rinaldo há dez anos é o faz tudo na Ciretran de Araçatuba. Sobe, desce escadas, abraça, carimba é amigo do patrão, braço direito do delegado. “Inclusão é muito importante , não só para ele, como para todos os outros funcionários”, afirma Getúlio Sílvio Nardo, delegado da Ciretran e chefe de Rinaldo.
E os três personagens estão famosos em Araçatuba. Além dos outdoors espalhados pela cidade, eles estão pintando na telinha em um vídeo publicitário. Na página da campanha, você encontra explicações sobre a lei da participação de deficientes no mercado de trabalho e também os locais onde é possível cadastrar o currículo para tentar uma vaga de emprego.

Um comentário:

  1. É MEU AMIGO É ASSIM QUE OS GOVERNANTES TRATAM ESSE JOVENS, NUM DESRESPEITO TUTAL AOS DIREITOS DE TODOS OS CIDADÕES COM DEFICIENCIA

    ResponderExcluir