segunda-feira, 6 de agosto de 2012

PRECONCEITO NO FUTEBOL ANGOLANO - III

Em abril postei algumas notícias a respeito da discriminação enfrentada pelas pessoas com albinismo no futebol angolano. Vez mais, o preconceito mostrou sua feia face no esporte daquele país.

Distúrbios, insultos e um caixão levam Libolo a queixar-se dos adeptos do Kabuscorp de Rivaldo 
O Recreativo do Libolo, campeão e líder do campeonato de Angola, emitiu hoje um comunicado em que acusa os adeptos do Kabuscorp, onde joga Rivaldo, de desordem, vandalismo e superstição antes do jogo entre as duas equipas, esta tarde, no Calulo, ganho pelo Libolo (2-0).
«Os adeptos do Kabuscorp perturbaram, toda a noite, o descanso da população, com batuques, vuvuzelas e trompetes», começa por se referir. Mas o Libolo denuncia mais situações:
Esta manhã, os mesmos adeptos lançaram «insultos aos jogadores do Libolo, quando estes abandonaram o hotel onde pernoitaram, chegando mesmo a bater no vidro do autocarro e ameaçando os jogadores».
Por último, «a superstição não ficou de parte» e os adeptos «encarregaram-se de fazer um caixão em madeira onde colocaram a imagem de um albino», referindo-se o Libolo ao facto de um dos seus roupeiros ser, de facto, albino, o que já chegou a causar tensão entre os dois clubes, exatamente por questões de superstição de quem acredita que os albinos são vistos como símbolo do azar. 
Como existem muitos congoleses no bairro do Palanca, onde está sedeado o Kabuscorp, o Libolo até acredita que «a maioria destes adeptos nem angolanos devem ser».
http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=345588

Nenhum comentário:

Postar um comentário