domingo, 1 de abril de 2012

PRECONCEITO NO FUTEBOL ANGOLANO

Vejam a confusão que um albino pode causar no campeonato de futebol angolano. 


Superstição no Kabuscorp-Libolo 


Por Marcelino Camões
Luanda - Pela segunda vez no campeonato nacional de futebol da primeira divisão a partida entre o Kabuscorp do Palanca e o Recreativo do Libolo iniciou e terminou em picardias e sábado, no jogo da quinta jornada do Girabola2012, na Cidadela, não foi diferente.
A presença de albino no banco de suplentes da formação do Kwanza Sul suscitou celeuma nos dirigentes do Palanca, que alegaram se tratar de um elemento estranho ligado às forças ocultas.
Dito de outro modo, à feitiçaria.
O jovem teve de beneficiar da protecção do técnico Zeca Amaral e do presidente do clube libolense, Rui Campos, para não ser expulso do estádio da Cidadela e possivelmente com agressões físicas.
A contradição entre as partes só não atingiu contornos violentos graças à postura pacífica demonstrada pelos dirigentes do campeão nacional e, mais tarde, pela intervenção da Polícia e equipa de arbitragem que orientaram a retirada do "feiticeiro" (?).
Não é a primeira vez que se regista acto idêntico entre as duas formações. Na segunda volta do Girabola2011 em Calulo, o plantel do Palanca criou situação idêntica, justamente pela presença do mesmo jovem em campo.
Na altura, sem protecção dos anfitriões, o albino foi escorraçado dos balneários alegadamente por estar ligado às forças ocultas. Na ocasião, tal como sábado, o Libolo venceu o jogo.
Se em 2011 a vitória foi de 3-1 sob forte chuva, relegando o Kabuscorp para a segunda posição do campeonato, no sábado não houve gota de água, mas o Libolo acabou também vencedor, por 2-1, com feitiçaria ou não ?
Não é comum se registar casos destes na maior competição nacional do desporto "rei". Supõe-se que até agora sejam meras especulações ou sentimentos supersticiosos. Afinal, o jovem albino está mesmo ligado ao clube do Libolo, segundo o presidente, Rui Campos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário