quinta-feira, 12 de abril de 2012

TABULEIRO ALBINO

Infelizmente, a matéria não traz informações, mas, pelo excerto transcrito há personagem albina neste livro de suspense recém-publicado.

Uberlandense fala sobre seu primeiro livro

FernandaJornalista e Escritora

“Óbvio acusar um cidadão albino, adotivo e disposto ao suicídio de ter assassinado uma mulher que o chacoteou, ainda pelo encontrar de uma luva idêntica a que ele calçava quando clicado por uma jornalista, enquanto discutia com a vítima”. É sobre esta perspectiva que caminha o Thriller Psicológico “O Tabuleiro” (Novo Século, 536 págs., R$ 39,90), do escritor uberlandense Dener Camilo Pereira Martins, 27 anos, que utiliza do pseudônimo Van Curtt. O livro será lançado nesta quarta-feira (11), às 19h30min, na Saraiva Megastore, no Center Shopping, em Uberlândia.
Para saber mais sobre a obra e as expectativas do escritor, o Balaio Literário conseguiu uma entrevista exclusiva com Van Curtt. Vamos conferir?
BALAIO LITERÁRIO X VAN CURTT
Quando surgiu o interesse pela literatura e pela escrita?
Tudo começou quando eu ainda cursava faculdade de Administração, cerca de nove anos atrás. Comecei a ler livros de grandes nomes e me identifiquei com a busca pelo aperfeiçoamento. Quando iniciei na escrita, já sabia que teria alguns anos de busca e amadurecimento.
O “Tabuleiro” é a sua primeira obra? Quanto tempo demorou para idealizar esse projeto?
Sim, é o meu primeiro lançamento. Demorei cerca de um ano e meio para finalizar os noventa capítulos do livro “O Tabuleiro”. Considero-o como uma uma carta de apresentação aos que já acompanham ou pretendem acompanhar a evolução da literatura nacional.
Por que do pseudônimo Van Curtt?
Van Curtt surgiu da análise e fonética do composto, “Van” simbolizando vanguarda e “Curtt” pela tônica e similaridade com a palavra curto em inglês curt. Acredito que o pseudônimo que escolhi se resume em “experiência e precisão”.
Como você define “O Tabuleiro”?
Defino-o como um livro que tem mais informações nas entrelinhas que em suas próprias páginas. É regado a jogadas financeiras, obsessão e mensagens subliminares.

Uberlandense usa pseudônimo Van Curtt
Como o livro pode ser classificado dentro da literatura?
O Tabuleiro difere dos romances policiais apresentados comumente, e pode ser classificado como Thriller Psicológico, pois, a intenção não é de apenas acompanhar o matador, mas as suas verdades e como a sociedade e a mídia se envolve com elas”, afirmou o escritor.
Qual a expectativa para o lançamento do livro?
Ainda estou ansioso com tudo isso. O projeto e o apoio da Saraiva vieram coroar muito trabalho, rascunhos e pesquisa. Espero que todos os leitores do Jornal CORREIO de Uberlândia e do Balaio Literário reservem alguns minutos para comparecerem ao lançamento. As expectativas são as melhores e, só incomoda as “borboletas que voejam no meu estômago”.
Os leitores podem esperar novas obras do Van Curtt?
Estou lançando meu primeiro livro, entretanto tenho outros projetos em diversas etapas e noutros nichos senão o da criminologia como romance histórico e suspense. Pretendo manter a essência psicológica e espero ganhar mais adeptos com isso.
JOGO RÁPIDO COM O ESCRITOR
Me interessei pela escrita porque…
O desafio me entorpece.
Sou uma pessoa…
Instável.
A literatura é…
Inspiração e transpiração.
Como escritor tenho mania de…
Escrever pela madrugada e estourar os limites de páginas.
Não consigo viver sem…
Minha filha Melyssa.
Me vejo daqui a 5 anos como…
Mais experiente, para poder ser menos errante.
Livro de cabeceira…
Hoje durmo entre rascunhos mas, OS SERTÕES de Euclides da Cunha, foi um dos melhores livros que li, por sua riqueza ortográfica, talvez.
Acredito em…
Crítica construtiva.
É isso aí. Espero que você tenha gostado da “conversa” que tivemos com o escritor uberlandense Van Curtt. Tive a honra de ler “O Tabuleiro” e posso dizer que o livro é recheado de surpresas e a narrativa, altamente descritiva, é capaz de manter a atenção do leitor por horas e mais horas. Para quem for ao lançamento da obra, nos esbarramos por lá. Beijinhos literários e até as próximas palavras.

Um comentário:

  1. Gostei muito da entrevista, as perguntas foram muito bem feitas, e as respostas do autor muito bem colocadas, afinal de contas são pessoas intelectuais, e admiro muito aqueles que vão atrás de um crescimento pessoal. Parabéns....

    ResponderExcluir