terça-feira, 3 de abril de 2012

A FOTÓGRAFA ALBINA


Fotógrafa que nasceu cega registra uma imagem por dia

Em 2009, Amy Hildebrand iniciou projeto de publicar mil fotos em mil dias em seu blog.


A fotógrafa americana Amy Hildebrand nasceu cega por causa do albinismo. Na infância e na adolescência, ela passou por tratamentos médicos e passou a enxergar algumas cores, formas e sombras. Apesar das limitações de sua visão, Amy optou por se graduar em fotografia.
Autorretrato da fotógrafa. Amy nasceu cega por causa do albinismo, mas passou por tratamentos médicos que a levaram a enxergar algumas cores, formas e sombras.  (Foto: Amy Hildebrand/BBC)Autorretrato da fotógrafa. Amy nasceu cega por causa do albinismo, mas passou por tratamentos médicos que a levaram a enxergar algumas cores, formas e sombras. (Foto: Amy Hildebrand/BBC)
Em 2009, a fotógrafa iniciou um projeto de publicar mil fotos em mil dias no blog With Little Sound  (em inglês). A cada 30 dias, ela escreve um pequeno texto no site.
Esta foi a primeira fotografia do projeto de Amy Hildebrand, que publica uma foto por dia desde setembro de 2009. (Foto: Amy Hildebrand/BBC)Esta foi a primeira fotografia do projeto de Amy Hildebrand, que publica uma foto por dia desde setembro de 2009. (Foto: Amy Hildebrand/BBC)
'Eu quero me refletir como uma só pessoa; alguém que vai crescer, ter filhos, envelhecer e morrer. Nem todos os meus dias serão bons, nem todas as minhas fotos serão boas, mas elas irão me refletir', Amy escreveu em um dos textos do blog.
Desde setembro de 2009, a fotógrafa Amy Hildebrand publica uma foto por dia em seu blog (Foto: Amy Hildebrand/BBC)Desde setembro de 2009, a fotógrafa Amy Hildebrand publica uma foto por dia em seu blog (Foto: Amy Hildebrand/BBC)
'Para mim, o período mais dificil de fotografar foi quando meu padastro foi diagnosticado com câncer terminal. Mas, depois de sua morte, tentei ser o mais positiva possível', disse à BBC Brasil.
Muitas das fotografias de Amy retratam o seu ambiente familiar. As duas crianças da imagem são seus filhos (Foto: Amy Hildebrand/BBC)Muitas das fotografias de Amy retratam o seu ambiente familiar. As duas crianças da imagem são seus filhos (Foto: Amy Hildebrand/BBC)
* Colaborou Jessica Fiorelli

Um comentário:

  1. Maravilhoso o trabalho dela. Seria muito legal se algum Festival de Fotografia aqui do Brasil conseguisse traze-la para compartilhar sua experiencia de vida conosco...

    ResponderExcluir