domingo, 31 de maio de 2009

APALBA

Nestes últimos dias tenho aprendido um pouco mais sobre a Associação de Pessoas com Albinismo da Bahia – a APALBA. Devido ao tamanho gigantesco de nosso país, ao desnível no relacionamento entre as regiões sulinas e nortistas e à própria invisibilidade do albinismo como causa social, a associação é virtualmente desconhecida por aqui.

Entretanto, o Anderson dos Santos, baiano que tem contato com a APALBA me contatou dias atrás e me contou algumas coisas. A Associação realmente não conta com site na internet porque enfrenta problemas de infra-estrutura. Ele também me enviou alguns arquivos em pps com apresentações que foram feitas no encontro de pessoas com albinismo me passado lá em Salvador.

Através de Anderson consegui os 2 endereços de email da APALBA e escrevi pra eles divulgando o blog e o canal do You Tube.

Também entrei em contato com a Professora Lilia Maria de Azevedo Moreira, da Universidade Federal da Bahia. A Dra. Lilia pesquisa sobre albinismo e está em contato com os membros da associação. Dia 19 de maio, postei um artigo escrito pela professora e colaboradores, a respeito da situação das pessoas com albinismo na Bahia.

Quero tornar público o recado que mandei a APALBA pelo Anderson e pela professora: este blog encontra-se às ordens de vocês para divulgação de eventos, visto vocês ainda não possuírem sítio na net.

Caso tamb´[em queiram enviar histórias pessoas sobre suas experiências, tudo será bem-vindo. Basta me contatar pelo email albinoincoerente@gmail.com, que terei todo o prazer de publicar o que vocês quiserem.

2 comentários:

  1. Caro Dr. Albee.
    É com grande prazer que entro em contato com o sr. Me chamo Isabella, sou estudante de Biologia da Uesb, em Vitória da Conquista, Bahia. Estou iniciando minha monografia, e meu tema é o albinismo, como fazer uma abordagem social deste tema dentro do ensino de Biologia. Uma aréa de meu interesse e que pretendo atuar é a educação inclusiva, que ainda não está efetivamente presente nas escolas do nosso país. Gostaria de receber mais informações sobre a APALBA. Se o sr puder compartilhá-las, ficarei muito grata.
    Meu e-mail: erikebella@gmail.com
    Desde já, muito obrigada pela atenção. Isabella

    ResponderExcluir
  2. ólá caro Albino, é de extrema relevância discussões sobres a situação das pessoas com albinismo, uma vez que se busca valorizar, afirmar os grupos minoritários na sociedade contemporânia, está mais que na hora de ouvir o clamor das pessoas com albinismo, já que estes também são vítmas de preconceito e outras formas de discriminação.
    Conheço várias pessoas albinas, mas essa semana me sentir sensibilizada com uma jovem mãe em busca por especialistas em oftalmologia e dermatologia para atender seu filho de 2 anso com albinismo.Ela nao tem nenhuma condição finaceira, depende do serviço púbico de saúde do municipio (Serrolândia, pequena cidade do interior)que encaminha pacientes para relizar procedimentos que só fazem na capital, Salvador. Há algum tempo que ela tenta coseguir consulta com tais especialistas mas não consegue, e, o pior é que seu fiho está "ficando cego". Como posso consguir contato com especialistas em albinismo? Você pode ajudar essa criança? Meu e-mail gesicamota@hotmail.com. Aguardo sua resposta o mais breve possível. Grata! Gesica Fernandes da Silva Mota

    ResponderExcluir