sexta-feira, 1 de maio de 2009

PUERTO RICO

Porto Rico é o segundo país onde meus vídeos no You Tube são mais populares. Antes era Portugal, mas Porto Rico ultrapassou-o ontem. Na verdade, Porto Rico entrou na lista diretamente em terceiro lugar. Essa popularidade aguçou meu "instinto" de pesquisador e fiz uma pesquisinha no Google.

Descobri um vídeo duma reportagem exibida num telejornal porto-riquenho onde dizem que a ilha é considerada a capital mundial do albinsimo, devido a sua alta incidência na população.

Pra variar, não existe censo sobre pessoas albinas por lá, mas estima-se que uma entre cada 2 mil pessoas tenham algum tipo de albinismo no país. As estatísticas que conheço dão conta de que em outros lugares essa proporção seja de uma pessoa para cada 17 mil. No que tange a ser portador do gen que causa o albinismo, em Porto Rico, uma em cada 21 pessoas o possui.

Sete tipos de albinismo já foram detectados na população local e um desses tipos pode levar a problemas nos pulmões, na coagulação do sangue, nos intestinos e pode levar a óbito entre os 40 e 50 anos de idade.

A reportagem também cita o problema do preconceito e da falta de informação que levam os albinos a serem motivos de chacota.

Ao final do vídeo aprendi outra coisa. A apresentadora conta que durante a Inquisição as pessoas com albinismo eram perseguidas devido a sua aparência e também porque somente saiam pra rua ao anoitecer; por isso eram considerados bruxos. Tenho um querido amigo que estuda Inquisição e perguntarei a ele se tem alguma notícia mais concreta a respeito. Nossa, quanto precisa ainda ser estudado, não?

Abaixo vocês podem ver a reportagem, que está em espanhol.


Pra quem não conseguir assistir ao vídeo diretamente da página do blog, aí vai o link onde pode ser acessado
http://video.google.com/videoplay?docid=-7315504144592592453

Nenhum comentário:

Postar um comentário