domingo, 10 de maio de 2009

ITÁLIA

Hoje é dia de falarmos aqui sobre 2 sites italianos relacionadas ao albinismo. Meu interesse pela Itália foi despertado porque o país atualmente está em segundo no ranking de acessos a meus vídeos no U2B.

Naquele país, as pessoas com albinismo também estão começando a se juntar para discutirem seus problemas, obterem maior visbilidade, pensarem e exigirem soluções pralguns problemas que enfrentamos no cotidiano.

Na verdade, enquanto escrevo, está rolando na Itália, o primeiro encontro nacional de albinismo, que começou no dia 08. O encontro foi batizado de Chiari per Natura e inclui palestras, passeios, jantares; enfim é uma forma de pessoas com albinismo e seus familiares entrarem em contato uma com as outras, formarem uma rede de contato e apoio.

Quem lê em italiano (mesmo bem pouco como eu) pode acessar o site
http://www.albinismo.eu/index.asp

Além de informações sobre esse evento e sobre albinismo em geral, o site traz 2 experiências de vida, contadas pelas próprias pessoas com albinismo.

Em maio de 2008, foi criada a Albinit, que também visa a integração de pessoas com albinismo e tentativa de superação dalguns de nossos problemas.
http://www.albinismo.it/albinit/

Dando uma olhada nos 2 sites, percebe-se bem aquilo que venho martelando aqui há tempos: falta visbilidade pra nós. O fato de uma das fundadoras da Albinit estar conduzindo uma pesquisa com albinos e suas famílias - pesquisa essa que consiste dum questionário que pode ser baixado online e depois enviado à autora - e do site Albinismo.eu aceitar relatos de experiências de vida, prova que em diversos lugares as pessoas estão se tocando de que uma maneira de chamar a atenção é contarem suas histórias. Tomara que a moda pegue.

Nenhum comentário:

Postar um comentário