quinta-feira, 14 de maio de 2009

ZIMBABWE

O artigo sobre albinismo de hoje me foi enviado pelo Paulo Granjo, antropólogo português. Vocês podem conhecer um de seus blogs, acessando o link que coloquei aqui no nosso blog.

Trata-se duma matéria da BBC (janeiro de 2003) sobre as dificuldades das pessoas com albinismo no Zimbabwe. Barra ser albino em algumas partes da África, não? Mas, gente, não vamos generalizar: notem que sempre escrevo “partes da África”, porque é um continente vastíssimo e certamente há locais que não oferecem perigo aos albinos. Temos que ser muito cautelosos pra não estereotipar...

O artigo diz que os cerca de 15,000 albinos do país estão mais em perigo do que nunca. Mulheres albinas têm sido estupradas porque há uma superstição que diz que transar com uma albina cura AIDS (!!!!); as pessoas com albinismo estão mais discriminadas do que nunca também, rejeitadas tanto por brancos quanto por negros, devido à radicalização das tensões raciais no país.

Devido à rejeição, uma das poucas alternativas que as mulheres albinas encontram pra sobreviver é vendendo verduras na rua, mas mesmo assim, há muitos que se recusam a comprar de uma pessoa com albinismo. Outro grave problema é a baixa expectativa dos albinos em relação ao resto da população. Enquanto uma pessoa sem albinismo vive em média 57 anos, uma pessoa com albinismo vive 43. Isso pelo fato de muitos albinos morrerem de câncer de pele.

Crianças com albinismo sofrem grande discriminação e às vezes, chegam a causar divórcios porque despertam suspeitas de que houve traição por parte das esposas. Existem também superstições que dão conta que famílias que têm membros albinos são amaldiçoadas. Além disso, muitas crianças precisam parar de estudar porque seus pais não têm condições de comprar óculos.

A associação de pessoas com albinismo do país (Zimbabwe Albino Association – Zimas) tenta educar a comunidade, mas enfrenta sérias dificuldades. Devido às altas taxas alfandegárias no país, existe dificuldade em captar as doações recebidas do estrangeiro. 2 reivindicações da associação são a isenção de impostos sobre protetor solar e a inclusão das pessoas com albinismo no rol dos deficientes.

Pra quem quiser acessar o texto original em inglês:
http://news.bbc.co.uk/2/hi/africa/2646967.stm

Abaixo, o link prum texto sobra a Zimas:
http://everything2.com/title/Zimbabwe%2520Albino%2520Association

Nenhum comentário:

Postar um comentário