terça-feira, 12 de maio de 2009

SUPER INTERESSANTE

http://www.lunaeterna.net/popcult/index.htm

Faz semanas, na verdade meses, que tenciono postar esse site, mas sempre tem algo que aparece na frente e acabo deixando pra mais tarde.

Trata-se do site Albinism in Popular Culture, criado em 1997. Infelizmente, aqueles que não lêem inglês não poderão desfrutar da interessantíssima gama de informações nele reunida. Entretanto, talvez compense usar uma dessas ferramentas tradutoras que estão à disposição na net. Nunca usei, então não sei dizer do nível de acuidade nas traduções. Mas, deve dar pro gasto. Escreverei algumas linhas que resume o que pode ser encontrado em cada seção, mas somente uma boa olhada no site dará conta de entrar em contato produtivo com ele.

Na seção Introduction, o leitor encontrará várias informações a respeito de como as pessoas com albinismo têm sido percebidas ao longo da História em diferentes sociedades. Na Renascença, por exemplo, a alvura da pele era sinal de status porque denotava que a pessoa não precisava trabalhar nos campos. Em partes da Ásia e em algumas tribos da América do Norte, albinismo era considerado sinal divino. Nos EUA do século XIX, albinos eram mostrados naqueles circos que exibiam “aberrações”, os freak shows. Também havia estúdios fotográficos especializados em fotos de pessoas “aberrantes”. Por isso, há diversas fotos de pessoas com albinismo que datam daquele século e podem ser vistas na página. Também há a simpaticíssima informação de que profissionais da área médica chegavam a recomendar abortos às mães que gestavam filhos albinos, por acreditarem que essa característica levaria à morte precoce e inabilidade de funcionar em sociedade.

A seção Fashion fala do projeto Positive Exposure, do fotógrafo Rick Guidotti, cujo site postei dia 13 de março ( ver post EXPOSIÇÃO POSITIVA). O texto relata que Rick publicou suas fotos de pessoas com albinismo em revistas importantes como a Life, nos EUA.

A seção Art subdivide-se em 4 partes:

- A primeira é chamada “Filhos da Lua” e conta que em algumas tribos norte-americanas a lua era uma deusa caracterizada por um rtosto muito alvo. Assim, às vezes os albinos eram chamados de filhos da lua.

- A segunda chama-se “Habitantes do Mar” e apresenta gravuras que mostram sereias caracterizadas como seres dotados de pele e cabelos extremamente alvos. Uma artista, inclusive chega a dizer que devido as sereias habitarem o fundo dos oceanos, onde há relativamente pouca luz solar, não existiria necessidade de pigmentação.

- A parte terceira refere-se à arte em quadrinhos e animação. Infelizmente, constatamos nesses segmentos um número grande de representações negativas dos traços do albinismo na criação de vilões, personagens mórbidas, sádicas ou que personificam a morte.

- Finalmente, a parte Miscelânea apresenta personagens de vídeo games e outos, caracterizados como albinos.

A seção Public Figures traz informações sobre algumas pessoas com albinismo que se tornaram famosas. São 4 músicos (os irmãos Johnny e Edgar Winter, conhecidos como os Blues Brothers, o músico africano Salif Keita e o cantor de reggae Yellowman) e o Reverendo William Archibald Spooner, mestre em trocadilhos. Os leitores do blog já se deram conta de que aos poucos, tenho colocado algumas pessoas com albinismo com alguma proeminência, como no caso do rapper Brother Ali e dos brasileiros Sivuca e Hermeto Paschoal. Mais pra frente, prometo colocar também esses que figuram no site comentado hoje e mais uma cantora com albinismo.

A seção Literature é dividida em 5 partes e traz comentários que vão desde o livro de Enoc (que já foi tematizado mês passado no post ALBINOÉ), passando pela Moby Dick de Melville (e o indisfarçado horror do narrador perante a brancura albina), chegando até a uma seleção de livros mais modernos que apresentam personagens com albinismo, por vezes como protagonistas.

Na seção Film, o leitor encontrará uma relação de películas onde aparecem personagens com albinismo. Os que acompanham o blog não se surpreenderão ao constatar que a maioria esmagadora das personagens com albinismo nos filmes citados é vilã ou excêntrica.

Finalmente, na seção Other, vocês poderão ver a foto da menina que organizou o site. Vocês acham que ela é albina ou não? Acessem o site e descubram por si mesmos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário