domingo, 10 de maio de 2009

REVOLUÇÃO DOS BICHOS

Desiludido com os descaminhos autoritários do regime stalinista na então URSS, o escritor inglês George Orwell publicou, em 1945, a novela Animal Farm. Nela, um grupo de animais assume o controle duma fazenda e, como na União Sovietica stalinista, não demora muito prum regime autoritário abafar os ideais revolucionários. Na distopia orweliana sao os porcos que assumem o poder e se auto-perpetuam como classe dominante, em conluio, simbiose e mimetismo com os humanos, antes expulsos da fazenda. Os demais animais, passam a viver pior do que viviam antes.

Hoje de manhã, sem querer, acabei trombando com uma versão em desenho animado, de 1954. Como a década de 1950 foi assolada pelo terror da Guerra Fria, fiquei curioso pra saber como terminaria o desenho. Claro que o motivo de ter sido feito eu peguei na hora que percebi a data: os inimigos do comunismo usam a obra de Orwell pra atacar o comunismo em geral, "esquecendo-se" de que a crítica é ao stalinismo. Quer obra mais apropriada pra Guerra Fria?

Não deu outra: o desenho britânico muda o fim do livro. Bom alerta pra quem acha que assistir a versões filmadas substitui a leitura do livro.

O desenho - falado em inglês - tem cerca de 75 minutos de duração e pode ser assistido no link abaixo:

http://www.youtube.com/watch?gl=US&feature=channel&v=NZldlyeR8DU

Nenhum comentário:

Postar um comentário