segunda-feira, 25 de maio de 2009

ORGULHO E PRECONCEITO

Roberto Rillo Bíscaro

Cá estou eu às voltas com outra adaptação do romance Pride & Prejudice para a TV. É a segunda que vi neste mês. Contando com as 2 versões pra telona que assistira já são 4 transposições que conheço.
Pride & Prejudice, dentre tantas outras coisas, trata de como as primeiras impressões podem ser enganosas. Mr. Darcy não é orgulhoso, como aparenta no início. Mr. Wicham não é o coitadinho injustiçado que diz ser. Lizzy Bennet tem mais a dizer do que Mr. Darcy pensa quando a conhece.
Independentemente de Miss Austen representar a Tradição, a Familia e a Propriedade, não consigo resistir às personagens saborosíssimas por ela pinceladas. Não há uma só vez que não ria quando Mrs. Bennet manda a filha visitar o pretendente à pé porque o tempo ameaça chuva. Ora, se chover e a moça estiver à pé, ela terá que dormir em Netherfield! E o importante pra Mrs. Bennet é casar as filhas. Ela é uma dilícia! E não é tão estúpida quanto aparenta, afinal.
Essa versão em formato de minissérie produzida pela BBC em 1995, no terceiro capítulo já era a minha favorita. As versões pra telona sofrem por serem condensadas demais. Uma minissérie de 5 horas permitiu que muitos detalhes da trama e muitas personagens secundárias fossem melhor desenvolvidas. E a generosa verba dessa versão, não a deixou cair na chatice que às vezes emperrava a versão em minissérie de 1979.
O roteiro é ágil, os diálogos um primor (muito do diálogo vem do próprio livro, literalmente. Austen era uma fabulosa escritora de diálogos) e as locações, figurinos e ambientação esmeradíssimas.
Emma Thompson e Kate Winslet serão minhas irmãs Dashwood definitvas até que a morte me separe de vocês. A etérea Gwyneth Paltrow, minha Emma Woodhouse definitva. Agora tenho minha Lizzy Bennet do coração: a atriz Jennifer Ehle, absolutamente perfeita no papel. Curiosidade: todas as atrizes citadas viveram personagens de Jane Auste no mesmo ano de 1995, quando o mundo - ou melhor, parte dele - foi assolado por uma onda de austenmania.
Collin Firth também está ótimo como Mr Darcy, bem como o resto do elenco. Acho que não tem ninguém ruím alí.
Ah, e novamente há a divertida e sapeca alusão de que Lizzy só se deu conta realmente de que estava apaixonada por Darcy quando conheceu Pemberley, sua vasta propriedade. Se vocês tiverem a chance de ver a minissérie, entenderão Lizzy muito bem, acreditem! Embora minha Pemberley predileta seja a da versão pra telona de 2006, eu não recusaria viver nessa da minissérie de jeito nenhum!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário