quinta-feira, 27 de julho de 2017

TELONA QUENTE 195

Resultado de imagem para filme memorias secretas
Roberto Rillo Bíscaro
Vendo a lista dos filmes e séries a serem removidos do catálogo da Netflix em agosto, o título Memórias Secretas chamou atenção, porque vinha com foto de Christopher Plummer. Gosto de prestigiar produções com papeis protagônicos por atores maduros. Porque escasseiam à medida que a idade avança, acho que o público deve apoiar, pra tentar incentivar que mais oportunidades apareçam. Pode ser ingênuo perante à maquinaria do lucro, mas me serve.
Dirigido pelo cult egípcio naturalizado canadense Atom Egoyam, Memórias Secretas tem alma de filme B aprisionada em corpo de suspense dramático “sério”. Gracejei com um amigo, que a direção, elenco, tema, título granjeiam a Remember até o privilégio de ser seriamente discutido em cursos de pós-graduação sobre memória e identidades líquidas. Dá mesmo, mas o roteiro de Benjamin August é uma série de arbitrariedades e plot twists, bem distantes do desejável prum “filme de arte”.  Não pare de ler por aqui, não detonarei Memórias Secretas; é divertido, só precisa ver com a cabeça no lugar.
Zev Guttman vive em um geriátrico, perdeu a amada esposa há pouco e enfrenta os estágios iniciais da demência, doença habilmente utilizada pelo roteiro. Convencido pelo amigo Max (Martin Laudau, recentemente falecido) a eliminar um nazista que acabou com ambas as famílias em Auschwitz, Zev sai pelos EUA e Canadá em busca dum Rudy Kurlander. Diversos nazistas escaparam, porque emigraram da Alemanha usando documentação falsa, roubada de suas próprias vítimas. Assim, havia 4 Rudy Kurlanders; Zev teria que descobrir qual era o carrasco e executá-lo.
Assim, desenvolve-se o thriller de terceira-idade misturado com drama e road movie. O roteiro faz tudo se desenrolar com facilidade incrível, coincidências e forçações de barra abundam. Repare que marmeladas as cenas na casa de armas e na fronteira! Mas nos bons suspenses B, o realmente divertido é a lógica e a plausibilidade estarem subservientes à história e às emoções não importa o quê.
E é isso que se necessita saber pra curtir Memórias Secretas como thriller e não como tratado-cabeça só porque o tema é perseguição a judeus dirigido por Egoyam (que já nem mais tá com essa bola toda no circuito de “arte”, sabiam?).
O elenco está muito bom e obviamente Plummer resplandece. Fãs de séries reconhecerão Henry Czerny, o Conrad Greyson, de Revenge e Dean Norris, da superestimada Breaking Bad (só eu não consegui passar da metade da temporada dois?). A sequência com Norris é de longe a melhor.
Memórias Secretas não é muito ágil, em consonância com o estilo de Egoyam e a idade dos protagonistas, mas oferece bons momentos de suspense e diversão. Sim, pode ser usado pra discutir identidades líquidas e memória em cursos de pós-grado também! Mais importante que isso, todavia, é mostrar que a velhice pode gerar histórias interessantes, onde ela ou suas características inerentes não precisam ser tratadas com pena ou como tolo material fofifnho cuti cuti.
Merece ser conferido antes que a Netfilix o subtraia de sua filmoteca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário