quinta-feira, 6 de julho de 2017

ALBINISMO NO PAÍS DE GALES

A boy with albinism with his sister

Para Acabar com o “Estigma” Contra os Albinos do País de Gales

Ceri Coleman-Phillips
(Tradução: Roberto Rillo Bíscaro)

Protestos têm sido feitos para acabar com o estigma e os estereótipos a respeito dos aproximadamente 175 albinos do País de Gales.
A rara condição genética, que afeta uma em cada dezoito mil pessoas, limita a produção de melanina – pigmento que dá cor ao cabelo, pele e olhos.
Um paciente galês, disse que “representações negativas”, inclusive em filmes, têm efeito negativo.
A organização humanitária Albinism Fellowship afirmou estar trabalhando para despertar conscientização.
Há dois tipos de albinismo: um afeta a pele, cabelo e olhos (albinismo oculocutâneo) e o outro, apenas os olhos (albinismo ocular).
Segundo outro paciente, falta de conhecimento e estigma associado ao albinismo existem no País de Gales. Neil Jones, 40, de Llanidloes, Powys, tem albinismo ocular e tem visão subnormal. Ele contou que pessoas com a condição são frequentemente estereotipadas graças, em parte, a “representações negativas”, sendo que os filmes de Hollywood são campeões nisso.
Jones relatou que uma pesquisa entre filmes realizados no período de 1960 a 2006, mostrou albinos como personagens negativas. “Isso não ajuda a esclarecer as pessoas e parece afirmar, de certo modo, que somos maus”, reclamou.  
Em Gales, não há auxílio específico para pessoas com albinismo.
A organização de caridade oficial para pessoas com albinismo no Reino Unido, a Albinism Fellowship, esclarece que, dado que apenas três mil indivíduos apresentam a condição nas ilhas, não muitas pessoas conhecerão um albino, algo que afeta a percepção geral.  
Sem Voluntários no País de Gales
A organização é gerida por voluntários, cujo “objetivo é proporcionar informação e apoio.”
A presidenta da organização, Roselle Potts, relatou que eventos sociais são realizados, onde pessoas afetadas pelo albinismo podem se encontrar e compartilhar experiências.
Um desses eventos foi recentemente realizado em Cardiff, onde “crianças albinas encontraram outras também com albinismo, pela primeira vez”.
Potts espera usar sua posição como presidenta para incentivar a adesão, uma vez que atualmente não há um só voluntário em Gales. 
Albinism event in Cardiff

Nenhum comentário:

Postar um comentário