segunda-feira, 3 de julho de 2017

II WORKSHOP CÂNCER DE PELE E MELANOMA

Amanhã participarei do II Workshop Câncer de Pele e Melanoma, promovido pelo Instituto Lado a Lado Pela Vida. Falarei sobre a experiência das pessoas com albinismo, dos programas disponíveis para nós, de nossas necessidades e expectativas. 
Saiba um bocadinho mais do evento: 
Resultado de imagem para II workshop melanoma cancer de pele lado a lado pela vida
Você sabia que há uma nova tecnologia chamada dermatoscopia digital que permite acompanhar melhor o aumento e a evolução das pintas e ajudar no diagnóstico precoce do câncer de pele?  E que ela possibilita que não só ao médico, mas a cada paciente ver as alterações na pele que não são visíveis a olho nu?
E por que não buscar uma avaliação do campo cancerizável em vez de apenas tratar a lesão e arriscar que a pele próxima a ela também possa virar uma lesão com potencial para se transformar em câncer de pele?
O Brasil já está atuando com o que há de novo em tratamento de câncer de pele no mundo, seguindo os guidelines atualizados?
E por que não preparar os profissionais que estão em contato diário com a nossa pele para ajudar a fazer o diagnóstico precocemente, como tatuadores, cabeleireiros, podólogos e esteticistas?
Por que é tão caro comprar protetor solar, um item tão importante de prevenção a essa doença? Onde está o problema? São os impostos? O que é possível fazer para tornar este produto mais acessível?
Precisamos encontrar saídas para diagnosticar mais rápido e tratar o câncer de pele, que mata uma pessoa a cada 3 horas. E, para isso, buscar novos caminhos, fazer questionamentos que não estão sendo feitos e debater o tema de uma forma mais ampla.
É com esse objetivo que o Instituto Lado a Lado pela Vida realiza o II Workshop Câncer de Pele e Melanoma. O evento terá uma abordagem multidisciplinar, trazendo essas e muitas outras questões.
Para esclarecer essas dúvidas e levantar outras, participam do workshop médicos oncologistas e dermatologistas, tatuadores, cabeleireiros, pesquisadores, representantes de entidades, parlamentares, pessoas engajadas no tema, entre outros profissionais.
O evento vai tratar ainda da questão das pessoas que atuam no campo e trabalhadores que ficam grande parte do dia expostos aos raios solares, fator de risco para o câncer de pele. A discussão ambiental estará presente, com um questionamento sobre quanto os problemas ambientais influenciam para o aumento da doença.
Os problemas enfrentados pelos albinos também estarão na pauta do workshop. A proposta é apresentar cases, programas atuais e antigos bem-sucedidos que permitem maior acesso de protetor solar à população, para que se possa encontrar alternativas para o futuro com base em experiências já realizadas.
As mesas do workshop, além de tratar de diagnóstico precoce e novidades no tratamento no Brasil e no mundo, vão lançar um olhar sobre o câncer de pele e o melanoma sob o aspecto da saúde pública e a legislação vigente no Brasil.
“Precisamos olhar de frente, com coragem, esse câncer que é o mais frequente no Brasil e no mundo e corresponde a 30% de todos os tumores malignos”, destaca a presidente do Instituto Lado a Lado pela Vida, Marlene Oliveira. “Para encontrar respostas que não temos, precisamos fazer novas perguntas. Este é o nosso desafio no workshop”.
O workshop será transmitido ao vivo na fanpage do instituto: www.facebook.com/institutoladoaladopelavida
Serviço 

II Workshop Câncer de Pele e Melanoma 

Data: 4 de julho de 2017 

Local: L’Hotel Porto Bay (Alameda Campinas, 266) – São Paulo 

Horário: 8h30 – 16:30

Inscreva-se aqui para o II Workshop Câncer de Pele e Melanoma Instituto Lado a Lado pela Vida
PROGRAMAÇÃO
08:00 – 08:30       WELCOME COFFEE
08:30 – 09:00       ABERTURA - Boas Vindas e Objetivo do Workshop - Marlene Oliveira – Presidente Instituto Lado a Lado pela Vida
09:00 – 10:00        Aula Magna
10:00 – 12:00        MESA 1: A Prevenção do Câncer de Pele e Melanoma no Brasil e no Mundo – DEBATE                                            
12:00 – 13:00        ALMOÇO
13:00 – 14:30        MESA 2: O Tratamento do Câncer de Pele e Melanoma no Brasil e no Mundo - DEBATE                                          
14:30 – 16:15        MESA 3: O Câncer de Pele e Melanoma sob o aspecto da Saúde Pública e Legislação no Brasil e no Mundo - DEBATE16:15 – 16:30                    ENCERRAMENTO

Nenhum comentário:

Postar um comentário