sexta-feira, 14 de julho de 2017

PAPIRO VIRTUAL 115 (ALBINO)

9783330996151

José Adailton Vieira Aragão Melo é mestrando em Sociologia - PPGS/UFPB. Especialista em Africanidades e Cultura Afro-Brasileira. Especialização em Gestão da Educação Municipal - PPGCJ/UFPB. Possui graduação em Ciências Sociais (Licenciatura) pela Universidade Federal da Paraíba. Atualmente é pesquisador do GRUPESSC - UFPB. Professor da Faculdade São Judas Tadeu.

Adailton está oferecendo contribuição ímpar aos estudos sobre albinismo na área de Humanas, no Brasil, com o lançamento do livro “Guerreiros do Sol e da Lua”: Um Estudo Sobre os Albinos.

Vejamos a sinopse:

“O albinismo é um fator genético, no qual os indivíduos nascem sem melanina, pigmento responsável pela coloração da pele, cabelo, pelos e olhos. Tais condições deixam os albinos vulneráveis aos raios do sol, podendo trazer sérios danos à saúde, como problemas na visão e pele. Este livro apresenta o albinismo além dos fatores genéticos e biológicos, no qual muitas vezes as pessoas consideram os albinos "descapacitados ou doentes". A discussão também é ampliada para as questões do estigma, preconceito, invisibilidade e visibilidade, devido a necessidade de estudos mais aprofundado dentro e fora da academia, sobretudo, nas ciências sociais. Propondo novos olhares e entendimento sobre o tema, colocando em debate a situação atual dos albinos no Brasil e em alguns países da África, onde são considerados "seres com poderes mágicos". Este livro também discute alguns marcadores sociais da diferença, entre eles: raça e cor, no qual podemos pensar: Como pode um albino ser negro ao mesmo tempo? Como o sol pode ser o grande vilão para os albinos? Sendo assim, os albinos fazem parte das minorias discriminadas na sociedade e são guerreiros lutando contra a invisibilidade, o preconceito e o sol.”
Você pode adquirir o livro em PDF, no site da editora Novas Edições Acadêmicas, no link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário